Dilma encurta recesso e retoma trabalho no Palácio do Planalto
Lucas Pordeus Leon, Portal EBC
A presidenta Dilma Rousseff voltou aos trabalhos no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta segunda-feira (4), primeiro dia útil do ano. Ela passou o réveillon com a família em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Nos outros anos, desde que assumiu a presidência em 2011, Dilma costumava tirar alguns dias a mais de férias depois da virada do ano. O que não ocorreu desta vez. Ela se reuniu pela manhã com o ministro da Casa Civil, Jacques Vagner.
Parlamentares acreditam que a situação econômica e política atual do país não permitiu os dias a mais de folga para a presidenta. Para Erika Kokay, deputada federal do PT, a tentativa de impeachment foi o que antecipou a agenda presidencial. O líder da oposição no Congresso, deputado Pauderney Avelino, do DEM, avalia como normal a presença dela em Brasília durante esses dias.
Dilma Rousseff disse em artigo publicado no jornal Folha de São Paulo que se sente injustiçada com a tentativa de impeachment, mas que não guarda ressentimentos. A presidenta ainda reforçou a necessidade de novos ajustes fiscais e de um projeto de reforma tributária para 2016.