Tempestade deixou parte da UPA Akira Tada alagada
O temporal que deixou Taboão da Serra em estado de alerta e causou prejuízos no Largo do Taboão e em outros bairros da cidade acabou causando o alagamento de parte da UPA Akira Tada. Pacientes precisaram ser removidos e o atendimento ficou parcialmente prejudicado. A recepção e parte do primeiro andar ficou com quase 20 centímetros de água pelos corredores.
Segundo a secretária de saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner, a forte chuva e a grande quantidade de água que escoou pela rua Áurea Tavares, que fica em frente a UPA, causaram o alagamento. Ela afirmou que o prédio não apresenta goteiras ou inflitrações.
“A chuva foi muito, muito forte. A água que entrou na unidade veio da rua. Nós tivermos que parar o atendimento de porta, todos os moradores que procuraram foram encaminhados para o Antena. Em nenhum momento os pacientes que estavam internados deixaram de ser atendidos a emergência funcionou normalmente”, minimizou Zaicaner.
De acordo a secretária, a área mais atingida pela água foi a recepção e parte do primeiro andar. “Assim que a chuva acabou nós [prefeitura] limpamos tudo e reabriu o atendimento, ninguém foi prejudicado por causa desse alagamento”.
A secretária criticou o projeto da UPA, que segundo ela foi feito pela gestão do ex-prefeito Evilásio Farias. “O projeto foi aprovado pelo Ministério da Saúde na época do Evilásio. A gente não podia mudar o projeto, quem escolheu o terreno foi a administração passada. Foi construído de acordo com o projeto aprovado no Ministério da Saúde, nós construímos seguindo as orientações do projeto”.