EM ALTA
Home

Tempestade causa enchente e leva caos ao centro de Taboão

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

26/12/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A tempestade que castigou Taboão da Serra na tarde deste sábado, dia 26, deixou muito prejuízo e desespero na região central da cidade. O Largo do Taboão e a Vila Santa Luzia ficaram debaixo d’água. Moradores relatam que na avenida Getúlio Vargas a água chegou a quase três metros. Não há informações de vítimas.

A reportagem do Portal O Taboanense conseguiu chegar próximo da rua José Soares de Azevedo. Muitas casas e carros foram atingidos pela enchente que deixou o bairro ilhado. A 4ª Companhia da Polícia Militar foi muito atingida e pelo menos quatro viaturas ficaram submersas.

Largo do Taboão registrou uma das maiores enchentes dos últimos anos | Eduardo Toledo

Veja mais fotos da enchente no Facebook do Portal O Taboanense

Moradores relataram que a água subiu muito rápido. “Estava na sala quando a chuva apertou, comecei a subir a televisão para o andar de cima, quando descia a água já estava no quintal, nunca vi nada tão forte. Foi horrível, não deu tempo de salvar quase nada”, disse a Moradora Maria de Mercês, por telefone.

Uma viatura do Corpo de Bombeiros equipada com um bote chegou ao local junto com reportagem. Segundo um bombeiro, que pediu para não ser identificado, eles irão até os moradores que estão ilhados para saber se existe alguma vítima. “Não fomos informados sobre ninguém desaparecido, mas viemos até aqui porque as pessoas estão preocupadas e com medo”.

Em muitas ruas do centro, onde não costumam ter pontos de alagamento, como na avenida Armando Andrade, existiam pontos completamente intransitáveis, como na saída do supermercado Maxxi. “estou parado no trânsito há uma hora, não tem como passar por essa enchente e nem voltar pra trás”, afirmou Karina Pereira.

O piscinão do Largo do Taboão não aguentou tanto volume de água e transbordou, fechando o trânsito com a avenida Francisco Morato.

Segundo Ricardo Teodoro, da Defesa Civil, choveu em quatro horas 72,8mm, o esperado para quase 15 dias. “Foi uma chuva muito forte, estamos na rua para fazer uma avaliação dos locais que apresentam risco para a população”, disse.

O temporal durou pouco mais de uma hora e meia e caiu mais forte sobre a região central, deixando vários pontos de alagamento. O fluxo menor de carros devido ao feriado de Natal não causou grandes congestionamentos, mas a região mostrou que não está preparada para o verão chuvoso que vem por aí.

Em Taboão da Serra foram registrados pontos de alagamento na rodovia Régis Bittencourt em frente a Repume, próximo a Seccional e ao Shopping Taboão, na pista sentido São Paulo. Já na pista sentido Embu das Artes o trecho em frente ao Assaí ficou completamente intransitável.  

Moradores relataram pontos de alagamento no Jd. São Judas, no Largo do Taboão, na Praça Nicola Vivilechio, na avenida Albert Einstein. A região central foi a mais atingida, o Largo do Taboão e a Vila Santa Luzia registraram enchentes de até 2,5 metros. O Jd. São Judas e o Jd. Maria Helena ficaram sem fornecimento de energia elétrica devido a chuva.

Itapecerica

Três pessoas morreram, três ficaram feridas e uma segue desaparecida após deslizamento de terra em Itapecerica da Serra. Segundo a Defesa Civil, as lajes de duas residências desabaram por volta das 20h de ontem (27), durante a forte chuva que atingiu a cidade, provocando o soterramento das sete vítimas.

 

Notícias relacionadas