EM ALTA
Home

Vai viajar, verifique se seus documentos estão em dia

6 min de leitura
Foto do autor

Redação

26/12/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O Poupatempo alerta os cidadãos que estão programando viajar no período de férias e festas de fim de ano para os cuidados que devem ser tomados em relação aos documentos. Para evitar problemas e correria de última hora, convém cuidar disso com antecedência, pois a procura aumenta nesta época do ano.

Para quem tem viagem marcada, o Poupatempo lembra que o prazo para emissão de segunda via da Carteira de Identidade (RG) é de até cinco dias úteis. O mesmo vale para primeira via da carteira para menores de 18 anos. Para a primeira via do RG de maiores de idade – caso de quem tem o documento de outro Estado e agora vai tirar pela primeira vez em São Paulo -, o prazo é de até dez dias úteis, pois existe a necessidade de consulta sobre eventuais pendências judiciais.

Para quem vai viajar para países vizinhos, o Poupatempo lembra que nos países do Mercosul os turistas brasileiros podem se identificar apresentando apenas a cédula de identidade, desde que a data de emissão não seja superior a dez anos. Muitas empresas aéreas já barram o viajante no embarque por causa da exigência do documento atualizado. Quando isso ocorre, o Poupatempo Guarulhos pode emitir uma segunda via provisória mediante a apresentação do bilhete de viagem marcado, mas o documento vale por apenas 90 dias.

Como o número de pessoas que procuram o Poupatempo cresce significativamente no período de férias, convém providenciar o quanto antes o agendamento para garantir que os documentos estejam em dia antes da viagem. A melhor forma de agendar a ida ao Poupatempo é com o aplicativo 'SP Serviços'. Basta baixar o app no celular ou tablet e escolher o dia e hora em que deseja ser atendido. Também é possível agendar pelo portal poupatempo.sp.gov.br ou pelo Disque Poupatempo: 0800 772 36 33 para ligação de telefones fixos (ligação gratuita) ou 0 + código da operadora + 11 2930-3650  para ligação de celulares (tarifa cobrada pela operadora).

O horário de atendimento pelo telefone é de segunda a sexta, das 7h às 20h e aos sábados, das 6h30 às 15h. Os horários de atendimento dos 68 postos de atendimento no Estado de São Paulo podem ser conferidos no portal ou no aplicativo 'SP Serviços'.

Cuidados com os documentos nas festas

O Poupatempo reforça a necessidade de cuidados especiais com os documentos nesta época do ano, pois a festa de Réveillon, assim como o Carnaval, costumam registrar grande número de casos de extravio ou furto de documentos. Segundo a superintendência do Poupatempo, o problema também é comum em outros feriados, quando muitas pessoas relaxam nos cuidados e acabam perdendo documentos, o que eleva o número de pedidos de segunda via nos dias subsequentes.

Só este ano, cerca de 4 milhões de pessoas já pediram segunda via do RG em todos os postos Poupatempo.

Neste ano também já foram expedidas mais de 330 mil segundas vias da Carteira de Motorista. Desde 1997, quando o Poupatempo foi criado pelo ex-governador Mário Covas, os paulistas já tiraram 30,6 milhões de segundas vias do RG e mais de 20 milhões de segundas vias, renovação ou substituição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Balanço
Em 2015, o Poupatempo registrou em média 170,9 mil atendimentos por dia nas 68 unidades em funcionamento. Mensalmente, 4 milhões de atendimentos foram prestados e o total de atendimentos até o fim do ano deve ficar em 48,3 milhões. Desde que o Programa Poupatempo foi criado em 1997, já foram realizados mais de 470 milhões de serviços.

Os meses de maior procura são janeiro, julho e dezembro, quando as pessoas têm mais tempo para resolver questões relativas a documentos ou quando precisam deles para viajar. Este ano, a média diária durante o mês de janeiro ficou em 184 mil atendimentos, mais de 13 mil acima da média diária no ano. Em julho, a média diária ficou em 174,5 mil, superando em 3 mil a média diária do ano. Já em 2014, os postos Poupatempo realizavam cerca de 151,2 mil atendimentos ao dia, número que no mês de dezembro subiu quase 27 mil a mais, chegando a 178 mil.

Confira no esquema abaixo.
Atendimentos                     2014                       2015
Média diária                       151,2 mil               170,9 mil
Média mensal                    3,6 milhões            4 milhões
Total do ano                       43,6 milhões          48,3 milhões (estimado até dezembro)

Meses de alta demanda    Dezembro 2014       Janeiro 2015       Julho 2015
Média diária                           178 mil                184 mil              174,5 mil
Média mensal                         3,9 milhões          4,3 milhões       4,4 milhões

Notícias relacionadas