EM ALTA
Home

Agentes comunitários são treinados para identificar doenças do sistema circulatório

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

11/12/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Por Victor Simões
 
Os agentes comunitários das Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra realizaram um curso de socorrismo básico na Secretaria de Saúde. As aulas aconteceram no final de novembro e o tema foram as doenças que afetam o sistema circulatório.

Os agentes comunitários visitam as pessoas em suas casas. Por serem próximos às famílias, eles conseguem identificar problemas de saúde e encaminhar o paciente para consultas médicas, por exemplo. Em Taboão existem 125 agentes distribuídos nas Unidades Básicas do Record, Panorama, Sílvio Sampaio, Margaridas, Santo Onofre e Salete.  

A prevenção e o tratamento de acidente vascular encefálico, parada cardiorrespiratória e engasgo são exemplos de conteúdos aplicados aos agentes comunitários nas aulas.

As doenças do sistema circulatório são as principais causas de morte no Brasil atualmente. “Nosso objetivo com o curso é fazer com que essas enfermidades sejam detectadas o mais rápido possível. Os agentes comunitários de Taboão são extremamente qualificados e têm um papel fundamental nesse sentido”, comentou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

O curso, que teve atividades teóricas e práticas, reuniu cerca de 30 profissionais por aula na Secretaria de Saúde.

Prevenção de doenças do sistema circulatório

Para prevenir as enfermidades que afetam o sistema circulatório é fundamental manter hábitos saudáveis. Praticar exercícios físicos com acompanhamento médico, evitar o stress, dormir pelo menos sete horas por dia, consumir frutas e não comer alimentos que contenham gordura saturada são exemplos de ações que diminuem o risco de doenças no sistema circulatório. Também é recomendável não fumar e não abusar do consumo de bebidas alcoólicas.   

 

 

Notícias relacionadas