Represas apresentaram alta em seus níveis na última semana
Mesmo que ainda esteja operando com o volume morto, o Sistema Cantareira – que abastece parte de Taboão da Serra – tem tido resultados otimistas nos últimos dias. Nesta semana o nível do manancial subiu duas vezes seguidas, estando atualmente com 17,8% de sua capacidade, tendo 76,68% de volume acumulado.
Os dados fazem com que especialistas acreditem que o reservatório deixe de operar no volume morto em Abril de 2016. A Sabesp afirmou que a possibilidade disto acontecer é de 97,6%, levando em conta os registros históricos dos últimos 85 anos.
Os reservatórios Alto do Tietê e Guarapiranga mantiveram seus níveis, enquanto o Alto Cotia e Rio Grande tiveram alta em seus níveis. Já o sistema Rio Claro teve queda. Todos esses mananciais são responsáveis pelo abastecimento da Grande São Paulo.
Dados anteriores
Nas últimas semanas o sistema Cantareira havia registrado apenas estabilidade em seus níveis, apesar das chuvas que atingiram diversos pontos do Estado desde a última semana de outubro. O sistema, que atende mais de 5 milhões de pessoas, estava sofrendo com a falta de chuva na região, o que só piorava sua recuperação. A última vez que havia sido registrado aumento em seu volume foi no dia 4 de outubro, onde a água armazenada foi de 16,6% para 16,7%.