Justiça Eleitoral promove campanha Jovem Eleitor
A Justiça Eleitoral desenvolve, entre os dias 16 e 20 de novembro, a Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, uma iniciativa que busca incentivar os cidadãos de 16 e 17 anos – para os quais o voto é facultativo – a procurar um cartório eleitoral para tirar seu título e, assim, participar ativamente do próximo pleito.
Em Taboão da Serra os cartórios eleitorais estão aptos para receber os novos eleitores. Em ofício enviado ao Portal O Taboanense, o juiz eleitoral Dr. Nelson Ricardo Casalleiro, da 324ª Zona Eleitoral, informou que a campanha do TSE “tem como objetivo antecipar o comparecimento aos cartórios eleitorais e evitar a concentração no período crítico do alistamento eleitoral no ano de eleição”.
Todos os cartórios eleitorais de São Paulo estão aptos a fazer o cadastramento biométrico. Assim, ao comparecer para o alistamento, o cidadão também já faz a identificação biométrica e adianta o procedimento que se tornará obrigatório para todos os eleitores futuramente.
Em seu ofício, o Juiz lembrou a documentação necessária para a realização do alistamento eleitoral e que é necessário o agendamento no site do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br). O futuro eleitor deverá levar no dia agendado o RG original, ou Certidão de Nascimento / Casamento, ou Carteira de Trabalho ou Passaporte. Não é aceito a carteira de motorista.
O documento apresentado deverá conter nome atual e sem abreviaturas (inclusive de filiação), estar legível, em bom estado de conservação e dentro o prazo de validade. Comprovante de quitação do serviço militar para pessoas do sexo masculino, além de comprovante de residência.
Para maior conforto do futuro eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recomenda agendar horário de atendimento no site do TRE. No dia agendado, basta comparecer munido de documento oficial e comprovante de endereço recente. Nos municípios que seguem o feriado do Dia da Consciência Negra, não haverá atendimento no dia 20 de novembro.
Os eleitores de 16 e 17 anos representam 0,6% do eleitorado total do Estado – são quase 200 mil jovens que optam por exercer o direito ao voto, ainda que sem obrigatoriedade.
Mais informações
Central de Atendimento ao Eleitor: 148 (custo de ligação local em todo o Estado)