EM ALTA
Home

No Dia de Finados, taboanenses prestam homenagens a parentes

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

03/11/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Milhares de pessoas compareceram ao Cemitério da Saudade em Taboão da Serra durante essa segunda-feira, 2, Dia de Finados, para prestar homenagens a parentes e amigos. O movimento foi grande também no sábado e no domingo, a prefeitura calcula que mais de 20 mil pessoas tenham passado pelo local.

Apesar da chuva que caiu no início desta segunda-feira, cerca de duas mil pessoas acompanharam a Missa Campal celebrada pelo padre Carlos Alberto de Souza, da Paróquia São Pedro Apóstolo. “Esse é um momento importante para todos aqueles que têm amor por seus entes querido”.

Missa campal reuniu milhares de pessoas nesa segunda-feira em Taboão da Serra | Eduardo Toledo

Segundo o padre Carlos, o Dia de Finados não deve ser encarado com tristeza. “Esse é um momento de relembrar, de resgatar essa memória viva, da ressurreição do Senhor. É acreditar que todo aquele que vive e crê não morrerá eternamente, mas viverá para sempre. É nessa crença que nós celebramos, não a morte, mas a vida para sempre”.

Até o fechamento desta matéria, a diretora do cemitério, Neusa Neves Vieira, não tinha os números de pessoas que foram prestar suas homenagens. “Ontem [domingo] houve um comparecimento maior do que o esperado e hoje, por causa da chuva, foi menor durante a manhã, mas na missa o cemitério já estava lotado”, relatou.

O prefeito Fernando Fernandes foi até o cemitério da Saudade para prestigiar a missa campal e visitar os túmulos do seu pai, da sua tia e de seu irmão. “A memória tem sempre que se preservada, eu dou muito valor para a história. É uma data para que a gente possa reverenciar, para não deixar apagar a memória daqueles que construíram a história das famílias, da cidade e do país”.

Muitos fiéis se emocionaram durante a missa. Para Maria Clara, que perdeu um filho de 23 anos em 2014, a dor ainda é muito forte. “A gente tenta entender, procura aceitar, mas é muito difícil, ainda mais quando muda o curso natural da vida, que é uma mãe e um pai enterrar o seu filho”.

Prestigiaram a missa campal os vereadores Cido, presidente da Câmara Municipal, e Eduardo Nóbrega. Os ex-vereadores Natal e Alexandre Depieri também estiveram presentes.

Região

Em Embu das Artes os cemitérios da cidade também receberam um número grande de visitantes. No cemitério dos Jesuítas, às 10h, aconteceu uma missa campal batizada de “Saudade Sim, Tristeza Nunca”, que atraiu mais de 1.500 pessoas. Estiveram presentes o deputado estadual Geraldo Cruz e o presidente da Câmara Municipal, vereador Ney Santos.

Os cemitérios particulares de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra também realizaram cultos em memória dos mortos.

 

Notícias relacionadas