Em novembro o Sesc Campo Limpo vai contemplar a cultura negra
Em novembro, o Sesc Campo Limpo apresenta uma série de opções de cultura e lazer dentro do projeto Entre Nós, desenvolvido pela Unidade. São atividades que têm o objetivo de sensibilizar e reconhecer histórias, memórias e legados culturais de diferentes grupos étnicos. E, nesse mês, contempla a cultura negra.
A programação foi, portanto, elaborada em consonância com o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Os espetáculos teatrais têm proposta reflexiva, sob o tema O Negro e o Contemporâneo, e apresentam questões atuais que permeiam a raça negra e sua cultura.
Espetáculos
Negro de Estimação
Cia. Visível Núcleo de Criação
Espetáculo que se desenrola partindo do estudo da ação dramática existente em contos do livro Contos Negreiros, de Marcelino Freire. Neste solo de teatro/dança do encenador, ator e bailarino Kleber Lourenço vão se revelando quadros que mostram a evolução do corpo negro, desde informações históricas até os questionamentos atuais. O corpo se desdobra em personagens que contam suas estórias e em movimentos fragmentados do universo das manifestações populares. Fala-se de identidade racial, religiosidade, exploração sexual, violência e racismo, permeados com humor, acidez e poesia.
Ficha técnica – Criação e interpretação: Kleber Lourenço. Co-direção: Marcondes Lima. Figurinos: Luciano Pontes. Cenografia: Bruno Vilela. Trilha sonora original: Missionário José. Criação de luz: Luciana Raposo. Produção: Visível Núcleo de Criação
Duração: 55 minutos. Não o recomendado para menores de 16.
Grátis. Não é necessário retirar ingressos.
12 a 14/11. Quinta e sexta às 21h, sábado às 19h
Sangoma
Capulanas Cia de Arte Negra
O espetáculo apresenta a pesquisa de quatro jovens artistas e negras interessadas em dialogar com a sociedade sobre as descobertas, anseios e percepções das mulheres negras e periféricas de nosso país. Neste trabalho se faz presente a força da herança cultural da oralidade africana, que no Brasil está presente na cultura popular, na integração com o mundo natural, na presença do sagrado e na valorização da memória e da ancestralidade. Sangoma convida o espectador a penetrar em um universo místico – cercado de histórias de dor, superação, amores verdadeiros e possibilidades de cura – por meio cantos que lembram os quintais e terreiros de infância. No diálogo com a tradição africana, as atrizes interpretam as sangomas, mulheres escolhidas espiritualmente por seus ancestrais para darem continuidade aos trabalhos de cura espiritual e física dentro da comunidade. É uma peça ambientada em uma casa onde os espectadores percorrem cada cômodo sentindo de perto o depoimento das seis personagens que ali vivem. São vozes muitas vezes caladas, que despertaram do silêncio para brotar vida e relatar as enfermidades causadas em suas relações com o mundo, com o outro e os caminhos que percorreram para chegar à cura. A Capulanas Cia de Arte Negra é formada por jovens artistas negras interessadas em dialogar com a sociedade sobre as descobertas, anseios e percepções das mulheres negras e periféricas. Em seu trabalho se faz presente a força da herança cultural da oralidade para a Diáspora africana, que no Brasil esta presente na cultura popular, evidenciada em diferentes regiões e de grande importância na integração com o mundo natural, na presença do sagrado, na valorização da memória e da ancestralidade.
Ficha técnica – Direção: Kleber Lourenço. Direção musical: Naruna Costa. Textos: Cidinha da Silva e Capulanas Cia. de Arte Negra. Elenco: Capulanas Cia. de Arte Negra
Duração: 90 minutos. Livre.
Grátis. Retirar ingressos na Central de Atendimento. Vagas limitadas.
Local: Sede da Capulanas Cia de Arte Negra – O público será transportado para a sede da companhia, onde acontecem as apresentações, com retorno ao Sesc Campo Limpo no final do espetáculo. Apresentação sujeita a cancelamento em caso de chuva.
Dias 27 e 28/10 (sex. e Sab.) – ingressos distribuídos a partir das 18h3; saída da unidade às 19h30
Dias 29/10 (domingo) – ingressos distribuídos a partir das 17h3; saída da unidade às 18h30.
27 a 29/11. Sexta e sábado às 20h. Domingo às 19h.
Serviço:
Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP
Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo
facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo