EM ALTA
Home

Domingo, dia 18, começa o horário de verão, adiante o relógio em 1h

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

16/10/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Vai começar o horário brasileiro de verão 2015/2016, à zero hora do próximo domingo, dia 18, quem mora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal, deverá adiantar o relógio em 1h. O horário de verão vai até o dia 21 de fevereiro. A medida tem como objetivo reduzir o consumo de energia elétrica no horário de pico, entre as 18h e as 21h.38

A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia. Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.O governo federal estima que, com a adoção do horário de verão, irá economizar cerca de R$ 7 bilhões

Atualmente, o horário brasileiro de verão é regulamentado pelo Decreto 8.112, de 30 de setembro de 2013, que revisou o Decreto nº 8.556, de 8 de setembro de 2008. Ele começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente, exceto quando coincide com o carnaval, caso em que é postergado para o domingo seguinte.

Quem vive nas regiões Norte e Nordeste do Brasil não precisará adiantar os relógios em uma hora, porque o consumo de energia é menor do que nas demais regiões e a localização geográfica desses estados permitem que a luz natural seja melhor aproveitada.

Economia

Segundo o Ministério de Minas e Energia houve uma economia de energia entre as 18 e as 21h de 1,970 megawhats no subsistema Sudeste/Centro-Oeste no ano de 2015, valor este equivale ao dobro da demanda de Brasília. Já no subsistema Sul, a economia foi de 625 megawhats.

Os ganhos com a redução do consumo total de energia foram de cerca de 195 MW médios no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que equivale ao consumo mensal da cidade de Brasília, e 55 MW médios no subsistema Sul, equivalente ao consumo mensal de Florianópolis.

Notícias relacionadas