EM ALTA
Home

Fernandes afirma que irá inaugurar quatro equipamentos de saúde

5 min de leitura
Foto do autor

Redação

25/09/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Taboão da Serra irá receber até o primeiro semestre de 2016 quatro novos equipamentos de saúde. O prefeito Fernando Fernandes divulgou nesta semana o cronograma inicial de entrega de três Unidades Básicas de Saúde, além do Centro de Especialidades. “Estamos investindo mais de 30% do orçamento do município para melhorar o atendimento na saúde, para reconstruir o nosso sistema de atendimento”, afirmou Fernandes ao Portal O Taboanense.

A prefeitura deve inaugurar em dezembro a UBS do Jd. das Oliveiras / Marabá e também o Centro de Especialidades, no Pq. Assunção, onde funcionava o antigo PS Akira Tada. A previsão é que em março a UBS do Jd. Clementino seja inaugurada e em seguida, provavelmente em maio, é a vez da UBS do Jd. Novo Record / Ponte Alta.

UBS do Jd. das Oliveiras / Marabá tem previsão para ser entregue em dezembro | Divulgação

A secretária de Saúde, Raquel Zaicaner, afirmou que a atual administração pegou uma estrutura “falida” na área da saúde. “Em 2013, quando o prefeito Fernando Fernandes assumiu a prefeitura nós encontramos a rede pública de saúde sucateada. Nós já reformamos e ampliamos diversas unidades, inauguramos a UPA, temos uma reestruturação de toda a rede”.

A reportagem do Portal O Taboanense apurou que as obras da UBS do Jd. Oliveiras / Marabá são as mais adiantadas. Com 1.350 metros quadrados, a unidade contará com dez consultórios médicos, quatro odontológicos, ampla sala de espera e acessibilidade universal. No espaço haverá ainda pista de caminhada, área para instalação de equipamentos para a prática de atividades físicas e centro de convivência, com o objetivo de estreitar vínculos com a comunidade.

A construção da unidade recebeu investimentos de R$ 2 milhões do Governo do Estado. No local os moradores terão tratamentos de odontologia e médico além de nutricionista, psicólogos e fonoaudiólogos. O prédio oferece ainda salas para coleta, vacina, curativos e nebulização e observação. O local terá até mesmo uma pista de caminhada para incentivar a prática esportiva da população.

Já a UBS do Jd. Clementino está entrando em fase de acabamento. A unidade possui aproximadamente 800 m² e conta com oito consultórios médicos, dois odontológicos, acolhimento, farmácia, salas para coleta, vacina, curativos e nebulização, observação e enfermagem.

Com um pouco mais de atraso, a UBS do Jd. Novo Record tem previsão de ser inaugurada dentro de oito meses. O prédio da UBS terá 1.050 metros quadrados e contará com dez consultórios médicos, quatro odontológicos, locais de serviço como enfermagem, odontologia, consultórios médicos e consultórios para nutricionista, psicólogos e fonoaudiólogos, além de ampla sala de espera e acessibilidade universal.

A unidade foi idealizada como um equipamento social, que se integre à comunidade em seu entorno, para oferecer ações de saúde que vão da prevenção a recuperação. Segundo Fernandes, todo o prédio foi planejado para uma atenção humanizada. “A UBS contará com uma pista de caminhada, área para instalação de equipamentos para a prática de atividades físicas e centro de convivência”, conta. “Essas áreas são importantes tanto para estreitar vínculos com a comunidade como para propiciar mudanças de hábito de vida”, diz.

Especialidades

A prefeitura quer dar vazão também para outro tipo de atendimento, o de especialidades, para onde os pacientes são encaminhados após passarem pela consulta nas UBS. Hoje, apenas o AME, que atende outras cidades da região, oferece esse tipo de atendimento aos moradores de Taboão da Serra, causando uma fila de espera que pode chegar a três meses.

Para a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner, a entrega do Centro de Especialidades será um alívio no atendimento especializado. “Esse é um equipamento com serviços diferenciados daqueles oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde que atendem pediatria, clínico geral, psicologia, ginecologia obstétrica, enfermagem e saúde mental”, explicou a secretária.

A expectativa da prefeitura é que o Centro de Especialidades atenda até 15 mil pessoas por mês em diversas especialidades. A unidade deverá ser entregue em dezembro deste ano.

O prédio do antigo PS Akira Tada foi todo reformado, ganhou a revisão geral da parte elétrica e hidráulica incluindo esgotos e águas pluviais, manutenção geral da cobertura e forro, manutenção ou substituição das portas e esquadrias metálicas e de madeira e revisão do piso.

 

Notícias relacionadas