EM ALTA
Home

Vacina contra paralisia infantil foi prorrogada até o dia 10 de setembro

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

03/09/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Ricardo Vaz

A campanha contra a poliomielite, vacina que previne a paralisia infantil, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 10 de setembro. As doze Unidades Básicas de Saúde de Taboão (UBS) continuam o atendimento ao publico alvo que se estende às crianças de 6 meses à 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Nos 13 primeiros dias de imunização foram aplicadas 14.145 doses de vacinas correspondendo a pouco mais de 80 % da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. “Os pais não devem perder a oportunidade de vacinar seus filhos. Levem até a UBS mais próxima e garanta uma saúde sem complicações”, ressaltou o prefeito Fernando Fernandes.

Vacina contra paralisia infantil foi prorrogada até o dia 10 e Taboão já imunizou 14.145 crianças | Ricardo Vaz

No inicio da campanha a Secretaria de Saúde de Taboão pretendia vacinar mais de 16 mil crianças, e, segundo o balanço apresentado pela Vigilância Epidemiológica, até o momento 1.968 doses foram aplicadas na faixa etária até seis meses, 3.141 gotas para as de um ano, 3.078 vacinas no público de dois anos, 2.955 gotinhas até os três anos e 3.003 imunizações em crianças até quatro anos. “Temos 120 profissionais empenhados nessa campanha com o objetivo de imunizar o maior número possível de crianças, para que assim, possamos atingir nossa meta e evitar complicações futuras”, salientou a secretária de Saúde, Dr. Raquel Zaicaner.

A doença

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. É causada pela infecção do poliovírus. O vírus se espalha por contato direto pessoa a pessoa, por contato com muco, catarro ou fezes infectadas. Ele entra através da boca e nariz, multiplica-se na garganta e  trato intestinal, sendo absorvido e espalhado pelo sangue e  sistema linfático. O período da infecção do vírus, até que surjam os sintomas da doença (incubação), varia de 5 a 35 dias (em média de 7 a 14 dias).

Serviço

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite
Data: Prorrogada até o dia 10 de setembro
Local: Unidades Básicas de Saúde dos Jardins América, Helena, Margaridas, Santo Onofre, Silvio Sampaio, Santa Cecilia, Suína, Akira Tada, Parque Pinheiros, Salete, Record e Panorama.
Horário: das 8h às 17h

Notícias relacionadas