Sabesp entrega reservatório de água em Embu das Artes
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) entregou oficialmente, na sexta-feira, dia 7, um novo reservatório para a cidade de Embu das Artes. O sistema, que se junta a um existente de concreto, vai garantir a ampliação de reservação de 5 milhões de litros para 10 milhões de litros de água e vai atender 140 mil moradores de 24 bairros do município. Localizado no Jd. Mimás, o reservatório foi concluído em 18 meses, o valor total da obra total, que inclui a construção da adutora e do reservatório é de R$ 13,5 milhões, sendo que somente o reservatório custou R$ 3,5milhões.
O reservatório será abastecido pelos sistemas Guarapiranga e Alto Cotia, beneficiará 10 mil moradias dos bairros do Jd. Santo Eduardo, Jd. dos Moraes, Cultura Física, Jd. Vazame, Jd. Independência, Santa Emília, Presidente Kenedy, Jd. Emílio Carlos, Chácaras Caxingui, Jd. da Luz, Jd. Flórida, Pq. Luiza, Nossa Senhora de Fátima, Jd. Casa Branca, Jd. Santa Tereza, Chácara Pirajuçara, Vila Isis Cristina, São Marcos, Jd. São Francisco, Jd. Valo Verde, Jd. Vitória, Jd. Dom José, Jd. Vicente e Jd. Castilho.
A “caixa d’água gigante”, que foi instalada na parte mais alta do município, deverá acabar com a instabilidade no fornecimento de água na região beneficiada. O prefeito Chico Brito, falou da importância do novo reservatório para a cidade. “Esse reservatório, definitivamente, vai acabar com o problema, que a população dessa região tanto reclamava que era a instabilidade no fornecimento de água, ou seja, não faltará mais água para a população daquela região da cidade”, declarou.
Segundo o superintendente da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, a quantidade de água armazenada é suficiente para atender até 10 mil imóveis por até 12 horas. “O reservatório já está em funcionamento. A quantidade de água reservada é equivalente a 10 mil caixas d’águas de 500 litros, o suficiente para abastecer 10 mil imóveis, por um período aproximado de 12 horas”, informou.
De acordo com a Sabesp, para construir a nova adutora com 5 km de extensão, foi necessário realizar uma complexa travessia sob a rodovia Régis Bittencourt. Nesse trecho foi construído um túnel de 15 metros de profundidade com 1,8 metros de largura e 90 metros de extensão, por onde a tubulação de 800 milímetros foi assentada. Os reservatórios são fabricados com estrutura metálica, além de ter maior durabilidade, são fundamentais para agilidade no atendimento à população.