Câmara aprova projeto que autoriza a recolha de animais mortos no município
Na última sessão antes do recesso na terça-feira, dia 30, a Câmara Municipal de Taboão da Serra, aprovou em unanimidade o projeto de lei 22/2015, de autoria do vereador Ronaldo Onishi (SDD), que autoriza o recolhimento de animais domésticos mortos em propriedades privadas de Taboão pelo Centro de Controle de Zoonoses. O serviço será fornecido pela prefeitura gratuitamente.
“A pessoa convive com o animal por anos e quando ele [o animal] morre não sabe o que fazer. Já vi pessoas se desesperarem por não saberem como agir diante desta triste situação”, comentou Onishi.
De acordo com o vereador, o projeto é pioneiro na região. Muitas pessoas, por falta de local, acabam depositando o corpo do animal no lixo, enterrando sem medidas adequadas, ou até mesmo jogando o animal em rios, córregos ou terrenos baldios.
“Esse é um projeto pioneiro, acredito que será vanguarda na região. Tenho certeza que será colocado em prática em outras cidades. Muitas vezes esses animais mortos são tratados como lixo. O projeto visa acabar com essas medidas indiscriminadas e é uma forma de respeito ao animal e ao dono também”, disse.
Segundo o Onishi, o munícipe não terá dificuldades em acionar o serviço, que será gratuito. “A intenção é que o projeto seja simples, que não crie nenhuma dificuldade para o usuário. Simplesmente ele ligará para a Zoonoses, os técnicos que tem a expertise farão o recolhimento do animal”, explicou o vereador.
Agora o projeto segue para sanção do prefeito Fernando Fernandes (PSDB).