EM ALTA
Home

Vereadores de Embu aprovam aumento no número de cadeiras na Câmara

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

25/06/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Os vereadores de Embu das Artes aprovaram na noite desta quarta-feira, dia 24, por unanimidade, o aumento no número de cadeiras do Legislativo Embuense. Com a decisão, o número de vereadores para a próxima legislatura salta de 15 para 17 vagas. A legislação permite que a cidade do porte de Embu tenha até 21 vereadores.

O projeto foi aprovado sem discussão durante a sessão e apenas o captu, uma espécie de resumo da proposta em votação, foi lida no plenário. Segundo o presidente da Casa, vereador Ney Santos (PSC), o aumento no número de vereadores era algo que vinha sendo debatido há tempos.

O vereador Ney Santos, presidente da Câmara, disse que defendia a permanência de 15 cadeiras | Eduardo Toledo

“Essa discussão vem acontecendo desde o ano passado, até porque é lei e a lei permite que a gente aumentasse para até 21 cadeiras. De alguma forma teria que aumentar, a cidade cresceu muito, precisa ter um maior número de representantes, podia ir para 21, para 19, mas decidimos que ficasse em 17”, afirmou Ney Santos.

O vereador disse que existiam propostas para que aumentasse o número de cadeiras até o limite de 21. “Tinha vereadores que queria 21, tinha vereadores que queria 19, mas eu, como presidente da Casa, não poderia que a coisa ficasse bagunçada. Eu sugeri que ficasse 15, mas entramos em um consenso para que ficasse 17”.

O vereador Gilson Oliveira (PT), disse que considera moderado o aumento do número de cadeiras. “Ao meu ver, 17 cadeiras está dentro, até porque no município cabe até 21. Acho que 17 não é coisa assim tão assombrada. Eu, por mim, seria favor manter 15, mas os pares resolveram 17 e eu aprovei também”.

Para a moradora Idelci Moreira, o aumento no número de cadeiras vai contra a vontade da população. “Tem muito vereador na cidade, a gente precisa mesmo é de médico. O que eles fazem pelo povo? Quero saber o que eles fazem por nós”, criticou.

Já Hélio Araújo, morador do Jd. Santo Eduardo, acha que o aumento no número de cadeiras é válido para que os bairros mais carentes tenham representantes na Casa. “Tem que ter gente que defenda os mais pobres, não pode ficar todo mundo batendo palma para o prefeito”.

Região

Em Itapecerica da Serra os vereadores também aprovaram o aumento no número de cadeiras. Em novembro do ano passado os parlamentares criaram 5 novas cadeiras, aumento dos atuais 12 para 17 vagas.

Em Taboão da Serra, onde hoje são 13 vereadores, existe uma discussão interna entre os parlamentares sobre o aumento, mas nada ainda está definido e não há previsão para a votação, se é que ela vai acontecer.

 

Notícias relacionadas