EM ALTA
Home

Ministro da Educação anuncia que Fies terá segunda edição este ano

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

09/06/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou durante entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura, na noite de desta segunda-feira, dia 8, que haverá uma segunda edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) este ano. "É com muita alegria que anuncio que teremos, em 2015, a segunda edição do FIES, novos contratos de financiamento serão possíveis", publicou em sua página do Facebook.

De acordo com o ministro, o Brasil precisa melhorar o ensino básico, por isso o Governo deverá priorizar os professores, além dos cursos da área de saúde e engenharia.  Janine esclarece que “estabelecer prioridades não significa excluir outros cursos!”.

O programa deverá seguir os indicadores de qualidade adotados na primeira edição de 2015, cursos com notas 4 e 5 nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) serão “priorizados”. As notas vão até 5. Além disso, as regiões Norte e Nordeste do país também terão prioridades “por suas necessidades especiais”, disse em sua página oficial na internet. Em breve o Ministério vai anunciar todas as regras e datas para o financiamento.

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições. Na primeira edição deste ano, foram firmados 252 mil contratos.

O Ministério da Educação teve redução de 19,3% no orçamento, passando a dispor de R$ 39,38 bilhões, contra R$ 48,81 bilhões anteriores.

Notícias relacionadas