EM ALTA
Home

Nova subestação de energia vai atender 330 mil pessoas na região

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

28/05/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Os municípios de Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Cotia, podem contar com a mais uma subestação de energia elétrica. Na tarde desta quinta-feira, dia 28, a AES Eletropaulo inaugurou a Estação de Distribuição (ETD) Esplanada, que tem capacidade total de 120 megawatts e atenderá mais de 330 mil pessoas. Foram investidos R$ 41 milhões na construção da subestação, que conta também com um Ramal Aéreo de Estação (RAE), uma Linha de Distribuição Subterrânea (LDS) e uma Linha de Distribuição Aérea (LDA).

De acordo com a Eletropaulo, o complexo foi construído com a mais moderna tecnologia em equipamentos e potência, de automação e de controle disponíveis no mercado. A ETD conta com três transformadores de 40 megawatts de potência, 12 circuitos de distribuição de energia com 80km de extensão e tecnologia Spacer Cable, sistema menos suscetível a intervenções externas, como o contato com os galhos de árvore. Tudo será alimentado por meio de uma nova linha de transmissão em duplo circuito da tensão de 88 mil volts.

A subestação ETD Esplanada vai acabar com o pico de energia existente na região | Divulgação

“É com grande honra que hoje a gente inaugura essa grande obra. Essa obra é diferente, ela não é identificada arquitetonicamente como o clássico modelo de uma ETD. É um prédio com isolamento acústico, com o que há de mais moderno em tecnologia. Estamos resgatando um importante compromisso que tínhamos com a prefeitura, a Câmara dos Vereadores e a Associação Industrial e Comercial (Acise)”, disse o vice-presidente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da Eletropaulo, Paulo Camillo Pena.

Essa subestação tem três transformadores de 40 megawatts cada um. A capacidade total seria 120, mas ela foi feita para trabalhar com 96 megawatts. “Nós sempre trabalhamos com uma redundância, se um transformador se desligar sobram dois de 40 megawatts trabalhando e com mais 20% de sobrecarga dá 96 megawatts. Então com isso a gente passa a ter uma coisa que se chama capacidade firme. Isso significa que o consumo pode crescer, pode vir cliente novo, indústria, comércio, crescimento residencial, enfim, tem muito espaço aqui para crescer a carga”, explicou o vice-presidente de Operações da Eletropaulo, Sidney Simonaggio.

Segundo os técnicos da Eletropaulo, com o ganho de mais 96 megawatts, grande parte dos problemas que a região enfrenta com queda de energia serão sanadas. O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, falou sobre a ETD e os benefícios que a nova subestação trará para toda a região.

“Eles implantaram aqui três grandes transformadores de energia, é uma energia nova, ela não vinha para a cidade. A partir de hoje começa um trabalho de fornecimento de uma nova energia para o povo de Embu, Taboão, Itapecerica e Cotia. Isso vai acabar com o pico de energia existentes nas empresas e residências e vai possibilitar a vinda de novos empreendimentos para a região”, declarou Brito.

Durante o evento o prefeito Chico Brito recebeu da AES Eletropaulo um cheque de R$ 71 mil, que a distribuidora doou ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município. “A cidade agradece”, disse Brito.

Notícias relacionadas