Nova subestação de energia vai atender 330 mil pessoas na região
Os municípios de Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Cotia, podem contar com a mais uma subestação de energia elétrica. Na tarde desta quinta-feira, dia 28, a AES Eletropaulo inaugurou a Estação de Distribuição (ETD) Esplanada, que tem capacidade total de 120 megawatts e atenderá mais de 330 mil pessoas. Foram investidos R$ 41 milhões na construção da subestação, que conta também com um Ramal Aéreo de Estação (RAE), uma Linha de Distribuição Subterrânea (LDS) e uma Linha de Distribuição Aérea (LDA).
De acordo com a Eletropaulo, o complexo foi construído com a mais moderna tecnologia em equipamentos e potência, de automação e de controle disponíveis no mercado. A ETD conta com três transformadores de 40 megawatts de potência, 12 circuitos de distribuição de energia com 80km de extensão e tecnologia Spacer Cable, sistema menos suscetível a intervenções externas, como o contato com os galhos de árvore. Tudo será alimentado por meio de uma nova linha de transmissão em duplo circuito da tensão de 88 mil volts.
“É com grande honra que hoje a gente inaugura essa grande obra. Essa obra é diferente, ela não é identificada arquitetonicamente como o clássico modelo de uma ETD. É um prédio com isolamento acústico, com o que há de mais moderno em tecnologia. Estamos resgatando um importante compromisso que tínhamos com a prefeitura, a Câmara dos Vereadores e a Associação Industrial e Comercial (Acise)”, disse o vice-presidente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da Eletropaulo, Paulo Camillo Pena.
Essa subestação tem três transformadores de 40 megawatts cada um. A capacidade total seria 120, mas ela foi feita para trabalhar com 96 megawatts. “Nós sempre trabalhamos com uma redundância, se um transformador se desligar sobram dois de 40 megawatts trabalhando e com mais 20% de sobrecarga dá 96 megawatts. Então com isso a gente passa a ter uma coisa que se chama capacidade firme. Isso significa que o consumo pode crescer, pode vir cliente novo, indústria, comércio, crescimento residencial, enfim, tem muito espaço aqui para crescer a carga”, explicou o vice-presidente de Operações da Eletropaulo, Sidney Simonaggio.
Segundo os técnicos da Eletropaulo, com o ganho de mais 96 megawatts, grande parte dos problemas que a região enfrenta com queda de energia serão sanadas. O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, falou sobre a ETD e os benefícios que a nova subestação trará para toda a região.
“Eles implantaram aqui três grandes transformadores de energia, é uma energia nova, ela não vinha para a cidade. A partir de hoje começa um trabalho de fornecimento de uma nova energia para o povo de Embu, Taboão, Itapecerica e Cotia. Isso vai acabar com o pico de energia existentes nas empresas e residências e vai possibilitar a vinda de novos empreendimentos para a região”, declarou Brito.
Durante o evento o prefeito Chico Brito recebeu da AES Eletropaulo um cheque de R$ 71 mil, que a distribuidora doou ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município. “A cidade agradece”, disse Brito.