EM ALTA
Home

4ª Conferência de Saúde em Taboão cobra repasses do governo federal

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

26/05/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A 4ª Conferência Municipal de Saúde em Taboão da Serra aconteceu nos dias 22 e 23, no Cemur. No evento foram discutidas e votadas as propostas que serão apresentadas nas etapas regional, estadual e nacional, além da eleição de oito delegados e oito suplentes. A principal proposta apresentada foi o financiamento da saúde, ou seja, a regionalização dos repasses atendendo as necessidades de cada município.

O financiamento da saúde foi o tema central da conferência. “O tema da conferência é cuidar bem da saúde da população, mas cuidar bem requer recursos. Os municípios não aguentam mais financiar praticamente sozinhos, só com a ajuda do estado a questão da saúde. Nós precisamos de uma definição do que vai ser o financiamento federal, houve um contingenciamento da saúde”, declarou a secretária de Saúde, Raquel Zaicaner.

Após dois dias de conferência, participantes comemoram sucesso do encontro | Rose Santana

O prefeito Fernando Fernandes, também criticou a forma como o governo federal tem “tratado” a saúde no país. Segundo o site Taboão em Foco, o mandatário, declarou que o governo federal “é o principal inimigo da saúde” e precisa “tomar vergonha na cara”.

Participaram do evento o vice-prefeito Laércio Lopes, vereadores, secretários municipais, trabalhadores e gestores da área da saúde, além de usuários.

Conheça os delegados e suplentes eleitos durante a conferência, representantes dos usuários, dos trabalhadores da saúde e gestores. "Hoje escolhemos os oito delegados que vão para as etapas regional e estadual", esclareceu a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Selma Fatima.

Trabalhador da saúde
– Selma Fátima dos Santos de Souza (titular)
 – Sônia Lopes Pessoa Nogueira (titular)
– Marcelo Lourenço da Silva (suplente)
– Janete Alves Gomes (suplente)

Usuário
– Luzia Aparecida (titular)
– João Sarmento de Paula (titular)
– Maria Alves Caldeira (titular)
– Ciro das Graças da Silva (titular)
– Jacilene Correia Cavalcante (suplente)
– Cleusa de Oliveira (suplente)
– Maria de Fátima Alexandre (suplente)

Gestor
– Narciso Favaro (titular)
– Sônia Maria Levy Alvarez (titular)
– Elaine Leronice Lucas (suplente)
– Alexandra Cristina Pitol de Lara (suplente)

Notícias relacionadas