Shopping aguarda licença ambiental para iniciar obras da alça
Publicado no Blog do Toledo
O Portal O Taboanense teve acesso nesta semana ao projeto de construção da alça de acesso do Shopping Taboão no sentido Embu das Artes. Protocolado em setembro do ano passado na Arteris, o projeto funcional sofreu mudanças solicitadas pela concessionária e agora aguarda as licenças ambientais e aprovação final da ANTT, para que a obra tenha início.
De acordo com o projeto, a alça de acesso a Embu das Artes começará na avenida Franco Montoro e passará por cima da atual alça que existe sobre a Rodovia Régis Bittencourt, desembocando na avenida Felício Baruti. Ela terá duas pistas na mesma largura da alça já existente, que liga a região central ao Shopping Taboão.
O superintendente do Shopping, Carlos Alcântara, disse que o projeto é uma das prioridades do empreendimento para este ano e que espera que a obra comece em breve. “Sabemos da nossa responsabilidade e vamos iniciar a obra assim que tivermos a autorização da ANTT. O município ganha com a alça e também nosso cliente. O interesse é mútuo, queremos criar esse acesso para que as pessoas tenham mais mobilidade”, afirmou.
Depois de apresentar o projeto básico para a Arteris, em setembro de 2014, atendendo os prazos previamente acordados com o município, houve algumas mudanças a pedido da concessionária. “Após a análise da Arteris, em dezembro de 2014, reapresentamos os projetos com as alterações de acordo com o comunique-se da concessionária. Em janeiro de 2015 recebemos a liberação e o pedido dos projetos executivos, que são necessários para construir a alça”.
Segundo Alcântara, em janeiro, após a aprovação da Arteris, a empresa de engenharia responsável iniciou o projeto executivo. “O executivo demorou cerca de quatro meses para ficar pronto, porque é uma obra de grande porte, mas já está pronto. O que aguardamos agora é a licença ambiental, para que possamos enviar toda documentação para a Arteris que vai remeter para a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) que vai dar a aprovação final”, afirmou.
O Shopping Taboão solicitou a licença ambiental para a prefeitura, mas o órgão de Meio Ambiente não tem autonomia para emitir esse tipo de licença. “Sem esse alvará não podemos levar o projeto para a Arteris, então estaremos solicitando para a Cetesb essa licença, mas acredito que não teremos problema”, disse o superintendente.
Segundo apurou o Portal O Taboanense, a licença ambiental é necessária em toda obra de grande porte para determinar se vai existir um passivo ambiental e qual o impacto que a obra vai causar, se vai existir, por exemplo, corte de árvores ou uma drenagem. “A prefeitura tem nos ajudado muito, queremos resolver essa situação o mais rápido possível”.
Alcântara disse também que depois da licença e da aprovação da ANTT será preciso orçar a obra, sendo que o cronograma compõe a lista de documentos a ser apresentada ao órgão federal.