EC Fortaleza comemora 40 anos de fundação
Marco Pezão
1º de maio, dia do trabalho, e o EC Fortaleza marcou mais um gol em sua trajetória varzeana.
História viva de Taboão da Serra, em 1975, no Jd. Leme, um grupo de cearenses torcedores do Fortaleza EC ocuparam uma faixa de terra beirando alto barranco de um lado, e o brejo de outro.
O lodo e os espaços em redor foram dando lugar às moradias, e, não fosse o empenho daquela rapaziada, o campo não mais existiria.
O presidente Badeco é quem conta: ‘Era um grupo bom, unido, alguns já se foram, mas a lembrança fica: seo Luiz, João Corintiano, o Teófilo, o Coutinho, o Luiz Santos Silva, o Manuel, irmão do Isidoro, que chegou depois e contribuiu… ’
De lá pra cá muita alegria brotou das gerações seguintes. Com sede social própria, o EC Fortaleza é tetra campeão municipal. Venceu o primeiro campeonato da 1ª Divisão taboanense, em 1991, depois somou os títulos em 1999, 2000 e 2011.
Atuante, o EC Fortaleza mantém as modalidades de Veteranos 35, Masters 45, Seniors 50, e o time principal, o chamado esporte, que recentemente conquistou a Copa Don José, no Embu das Artes, faturando prêmio de dez mil reais.
Entre recordações, Badeco fala dos jogadores que marcaram época no time: ‘Juarez, já falecido, ponta esquerda, foi um craque do time e região. São muitos. Anchieto, Geraldo, Moisés, Paulinho. Na época do Neizinho, do tri, os gêmeos Gilmar e Gilson, o Lima, o Silva, o Robson, o goleiro Luizão…
E relembrou ainda de 2011 quando o EC Fortaleza venceu o Campeonato Paulista de Futebol Amador, no Pacaembu, goleando o Catumbi por 7 a 0.
Popularmente como se diz, a vida começa aos 40. Renovado, o campo agora revestido de grama sintética é palco da confraternização.
Na principal atração do dia 1º de maio, os veteranos do Fortaleza enfrentaram a Seleção de Estrelas, que trouxe craques renomados como Marcos Assunção, o goleiro Sergio, Claudecir, Amaral, Flávio Conceição, e mais.
O prefeito Fernando Fernandes, responsável pela implementação do carpete verde em 4 campos da cidade, e o secretário de esporte Fabio Fernandes, deram vivas ao aniversariante.
A torcida lotou as dependências do CC Jd Leme e viu as feras visitantes fazerem 4 a 0 no primeiro tempo.
Depois virou festa, troca de camisas, churrasco, e badalação. Vida longa, EC Fortaleza!