Homem é morto durante tentativa de invasão de terra
Uma tentativa de invasão de terra na madrugada deste domingo, dia 3, no Jd. Record em Taboão da Serra terminou em tumulto entre os sem-teto e a Guarda Civil Municipal, que resultou na morte do metalúrgico Fernando Neris Ferraz, de 23 anos, ele foi atingido por um tiro. A origem do disparo está sendo investigada, uma vez que os guardas negam que tenham efetuado o disparo.
Segundo informações, cerca de 100 sem-teto entraram em confronto com 12 guardas municipais, porém testemunhas afirmam que os ocupantes não reagiram e que a GCM partiu para o ataque, inclusive o disparo partiu da Guarda.
Em depoimento à Globo News a mulher da vítima, Karine Pereira Santos, declarou que ficou sabendo do assassinato durante a madrugada. "Às 3h recebi a notícia que ele tinha sido baleado. E o pior de tudo, por uma policial", disse. Ela recolheu cápsulas deflagradas, que de acordo com ela estavam no local.
O terreno, de área pública, fica ao lado da Unidade Básica de Saúde e de uma escola municipal do Jd. Record. Durante o final de semana houve duas tentativas de invasão, de acordo com a Prefeitura, os sem-teto tentaram ocupar o local na manhã de sábado, dia 2, porém a GCM conseguiu impedir. A segunda aconteceu por volta da 1h da manhã deste domingo, os guardas estavam em ronda pelo local quando presenciaram nova tentativa de invasão.
A Prefeitura informou em nota ao Portal O Taboanense, que os fatos ocorridos estão sendo investigados pela Polícia Civil e que lamenta o ocorrido. “Os fatos ocorridos nesta madrugada estão sendo investigados pela Polícia Civil no Primeiro DP de Taboão da Serra. A Prefeitura de Taboão da Serra lamenta o ocorrido e colaborará para a elucidação dos fatos”, informa a nota.
Nota esclarecimento da Prefeitura de Taboão da Serra
No dia 02 de maio, por volta das 8h, houve uma tentativa de invasão em um terreno público do Jd. Record, que fica próximo a uma Escola que está sendo construída pela Prefeitura.
Na madrugada do dia 03, a GCM foi recebida por cerca de 100 pessoas, que haviam retornado para o terreno e feito algumas barricadas para tentar impedir a ação da GCM. Neste momento, a GCM tentou fazer com que as pessoas saíssem do local.
Iniciou-se um confronto, os invasores lançaram paus e pedras contra os GCMs, um guarda foi atingido e dois carros tiveram os vidros quebrados. Tiros de festim foram dados e um dos manifestantes foi atingido por uma bala. Fernando Neris Ferraz, 22 anos, foi socorrido e levado até o Pronto Socorro Municipal, onde veio a falecer.
Os fatos ocorridos nesta madrugada estão sendo investigados pela Polícia Civil no Primeiro DP de Taboão da Serra. A Prefeitura de Taboão da Serra lamenta o ocorrido e colaborará para a elucidação dos fatos.
Cumpre ressaltar que o terreno em questão é uma área pública. O bairro, foi formado por invasões e hoje a prefeitura está fazendo um grande esforço para urbanizar o local com obras de arruamentos, guias, sarjetas, construindo uma Escola e uma Unidade Básica de Saúde.
Com informações da Globo News