Câmara de Taboão aprova criação de Controladoria da Prefeitura
Na noite desta terça-feira, dia 17, vereadores aprovaram, em regime de urgência, o projeto 03/2015, de autoria do Executivo, que cria a Controladoria Interna da Prefeitura de Taboão da Serra. Foram 10 votos favoráveis, os vereadores Luiz Lune (PCdoB) e Joice Silva (PTB), não estavam presentes na sessão. A Controladoria Interna é um órgão fiscalizador da própria prefeitura e não terá status de secretaria.
O líder do governo na Casa, vereador Eduardo Nóbrega (PR), relatou que se trata de um projeto importante para a cidade. “É um projeto de grande importância e demonstra a forma pela qual o governo pretende conduzir ou vem conduzindo as suas ações até o presente momento. Esse projeto é a criação do controle interno do âmbito do executivo municipal, com uma exigência do Tribunal de Contas do estado de São Paulo. O controle interno é cortar na carne, é permitir que o princípio da transparência seja exaurido no seu limite máximo, é abrir as porteiras para que um órgão com absoluta autonomia possa verificar previamente, inclusive, se alguma coisa vai acontecer de errado nas ações do poder executivo ou do poder legislativo”, declarou.
Os cargos de controladores deverão ser ocupados por servidores efetivos, “que terão a responsabilidade de fazer o controle interno dos atos do executivo”, completou Nóbrega.
Para o vereador Moreira (PT), o projeto “veio em boa hora”. “Antes tarde do que nunca [falou a respeito da criação da controladoria], é uma pena não ter status de secretaria. Voto favorável ao projeto”, falou.
“Esse projeto está mostrando claramente, por si só, que o governo municipal está querendo que haja transparência… que é o que as ruas, o povo brasileiro está pedindo, transparência à coisa pública”, discursou o vereador Marco Porta (PRB).