EM ALTA
Home

Recadastamento biométrico não deve acontecer antes de 2016, diz TRE

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

05/03/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Taboão da Serra não deve ter recadastramento biométrico até as eleições municipais de 2016. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, não há previsão de recadastramento no município, e se houver, não será obrigatório.

“Atualmente, ainda não há previsão de recadastramento biométrico em Taboão da Serra. Se houver, será iniciado de forma gradual, ou seja, sem obrigatoriedade de comparecimento”, informou nesta terça-feira, dia 3, o TRE à reportagem do Portal O Taboanense.

Eleitorado maior do que 200 mil possibilita segundo turno em Taboão da Serra | Arquivo do Portal O Taboanense

Como não há previsão de revisão do eleitorado taboanense até 2016, é inevitável que a cidade alcance os 200 mil eleitores, número exigido para realização das eleições municipais em dois turnos. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade conta hoje com 199.679 eleitores, dados processados no dia 19 de janeiro. Ainda faltam contabilizar os relatórios do final de janeiro e do mês de fevereiro.

“O município que possui mais de 200 mil eleitores fica com possibilidade de ter 2º turno entre os dois candidatos mais votados, caso o mais votado não alcance 50% dos votos válidos + 1 voto, quando ocorrer à eleição municipal”, explicou o TRE.

noticias relacionadas

O número final de eleitores deve ser divulgado com exatidão pelo TRE em julho de 2016. “A definição dos municípios com possibilidade de 2º turno (mais de 200 mil eleitores) só é feita quando é divulgado o eleitorado apto para as eleições. Isso acontece, normalmente, em julho do ano da eleição”, afirmou o TRE. 

Apesar dos dados serem muito dinâmicos, uma vez que a cada dia novos eleitores (em média 40 por dia) fazem seu cadastramento e outros deixam de constar na listagem oficial por mudança ou até mesmo falecimento, é possível afirmar que Taboão da Serra terá segundo turno já em 2016, devido ao crescimento exponencial da cidade.

Taboão da Serra conta com duas Zonas Eleitorais, 416ª Zona Eleitoral possui 28 locais de votação e 288 sessões e oficialmente tem 110.939 eleitores. Já a 324ª Zona Eleitoral têm 24 locais de votação, 232 sessões e 88.740 eleitores.

 

Notícias relacionadas