EM ALTA
Home

Judoca taboanense Nelson Onmura é graduado a 7º Dan

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

02/03/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

No último sábado, dia 28, o coordenador de lutas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Taboão da Serra, Nelson Onmura, foi promovido a professor Kodansha 7º Dan. A cerimônia aconteceu Teatro Municipal na cidade de Mauá. Na ocasião, o judoca Rogério Zeferino foi promovido a 2º Dan.

“Com a graduação as responsabilidades aumentam e muito. As cobranças chegarão rápido, mas estou pronto para esse desafio, que é tentar ajudar na formação das pessoas, orientando o que é o lado bom e o ruim, auxiliando na parte educativa e disciplinar, além de ajudar na parte física”, disse Onmura.

Onmura recebe a graduação de 7º Dan após 17 anos. Zeferino foi graduado a 2º Dan | Divulgação

O graduado a 7º Dan passa a usar uma faixa diferenciada, vermelha e branca. A faixa preta vai até o 5º Dan. De 6º a 8º Dan ela é vermelha e branca e a 9º e 10º Dan ela é toda vermelha.

“A mudança para 6º Dan em diante demoram muito, eu fiquei no 6º Dan 17 anos, estou desde 1998. Quando falamos em professor Kodanshas tem-se a ideia de pessoas com alto grau de conhecimento da arte, mas antes de tudo, é ter humildade para continuar no seu aprendizado. Para mim essa graduação foi o reconhecimento do trabalho que estou fazendo na modalidade, não como competidor, mas como formador de pessoas e isso é muito gratificante. Fiquei muito feliz com a outorga da graduação”, declarou Onmura.

Estiveram presentes no evento, várias autoridades, entre eles, Francisco de Carvalho Filho (vice Presidente da Confederação Brasileira de Judô) e Alessandro Panitz Puglia (presidente da Federação Paulista de Judô).

Nelson Omnura se despediu das competições oficiais em 2014, após excelente participação no 6º Campeonato Mundial de Judô Veteranos na cidade de Málaga, na Espanha, quando conquistou a medalha de prata.

Tútulos conquistados 

O judoca Nelson Onmura tem três títulos no mundial e um vice-campeonato, Onmura que compete há 45 anos, traz na bagagem, mais de 25 títulos de campeão brasileiro e paulista, e o mais importante de sua carreira, medalha de prata no Pan-Americano de Indianápolis, nos Estados Unidos.

Onmura tem uma vasta lista de títulos: Campeão Pan-americano, Campeão Sul-americano, Campeão Latino americano, Campeão Ibero Americano, 3º colocado na Copa Canadá, 4º Colocado no Torneio do México, 3º colocado na Copa Kodokan Pan-americana duas vezes, mais de oitos vezes campeão dos Jogos Regionais, Campeão dos Jogos Abertos do Interior, Campeão dos Jogos Abertos Brasileiros, Campeão Brasileiro Universitário, Campeão Paulista Universitário, Bi- Campeão Carioca de Judô, mais de 20 títulos de Campeão Brasileiro e mais de 20 títulos de Campeão Paulista como Juvenil, Juniores e Seniores e Grand Masters.

A graduação no Judô

O Judô, assim como a grande maioria das artes marciais modernas, utiliza-se de um sistema de faixas coloridas para determinar a graduação de seus alunos. Os judocas são classificados em duas graduações: Kyu e Dan.

As promoções tanto para as graduações de Kyu como para as de Dan (Grau) baseiam-se em exames que levam em conta os seguintes critérios: tempo de treino, idade, caráter moral, execução correta das técnicas e comportamento na academia e em competições.

As academias são autorizadas a realizar testes para a promoção de faixa branca até a marrom. Os testes para faixa preta até 5º Dan são realizadas pela banca examinadora da Federação de Judô Estadual e graduações superiores somente pela Comissão Nacional de Graus. O sucesso em torneios, campeonatos, por si só não constitui motivo de promoção, é preciso comprovar idoneidade moral e conhecimentos do judô. Os judocas detentores do 6º Dan em diante são denominados de Kodanchas.

Notícias relacionadas