Sistema Cantareira registra a maior alta desde o início da crise
De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), nesta quarta-feira, dia 18, o Sistema Cantareira está com 8,9% da sua capacidade incluindo a segunda cota do volume morto.
O nível do Sistema subiu devido as chuvas, somente nas últimas 24 horas, a chuva acumulou 28,6mm. O volume de chuva chegou a 257 mm, segundo a Sabesp ultrapassou média histórica do mês de fevereiro que era de 199,1 mm.
Segundo o Climatempo, esta quantidade de chuva supera em 29% a média normal para fevereiro. Essa é maior quantidade desde 2006, quando choveu 283,4 mm em fevereiro.
O sistema vem registrando aumento no volume de água há 13 dias, mas isso não significa que o racionamento será suspenso.
A previsão é que ainda pode ocorrer chuva forte sobre o Sistema Cantareira nesta quinta-feira, 19. Porém, o dia 20 de fevereiro e até o fim o mês, as condições para chuva vão diminuir, informa o Climatempo.
O sistema Cantareira abastece parte de Taboão da Serra, além da cidade a represa abastece 8,8 milhões de pessoas das zonas norte, central, parte da leste e oeste da capital e dos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul e parte dos municípios de Guarulhos, Barueri e Santo André.
Bônus
O bônus para quem economizar água em toda a região metropolitana de São Paulo, é de 10% de desconto para quem economizar menos do que 15%. Se a redução do consumo for igual ou superior a 15% e inferior a 20%, o desconto será de 20%. O desconto de 30% continua valendo pata quem economiza pelo menos 20% no consumo. O cálculo leva em conta a média do consumo dos 12 meses.
Confira os municípios que têm direito aos descontos: São Paulo, Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã, Mogi das Cruzes (bairro Divisa), Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, Suzano, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista, Hortolândia, Itatiba, Jarinu, Monte Mor, Morungaba, Paulínia, Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Piracaia e Vargem.
Multa
A Sabesp começou a cobrar multa dos consumidores que excederem a média do consumo por determinação da Agência Reguladora de Saneamento e Energia (Arsesp) e da Companhia de Saneamento Básico (Sabesp). A partir de agora, quem aumentar o consumo de água poderá pagar uma sobretaxa de até 100% do valor gasto.
Racionamento
A Sabesp divulgou um mapa contendo as áreas afetadas com a redução de pressão. Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Cotia e Vargem Grande Paulista estão entre as áreas atingidas pela medida.
Outros reservatórios:
Alto Tietê: 16,3%
Guarapiranga: 56,3%
Alto Cotia: 35,3%
Rio Grande: 82,9%
Rio Claro: 34,6%