Cantareira supera a média histórica de chuvas e nível sobe
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), informou nesta segunda-feira, dia 16, que o Sistema Cantareira registrou uma média histórica, as chuvas dos últimos dias chegou a 206,1 milímetros (mm), superou o esperado para todo mês que era 199,1 mm, e o nível da represa subiu para 7,8%, já incluindo a segunda cota do volume morto.
O sistema Cantareira abastece parte de Taboão da Serra, além da cidade a represa abastece 8,8 milhões de pessoas das zonas norte, central, parte da leste e oeste da capital e dos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul e parte dos municípios de Guarulhos, Barueri e Santo André.
O Alto Tietê, também apresentou aumento no volume de água devido às chuvas, 197,3 mm, hoje o nível de água do sistema está em 14,6% da capacidade.
O Alto Cotia que abastece as cidades de Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e Vargem Grande, subiu hoje para 34,5% da capacidade. No Sistema Rio Grande, o nível dos reservatórios alcançou 81,1% do volume armazenado. O Guarapiranga aumentou para 55,3% , o sistema atende a zona sul de São Paulo. E no Rio Claro, o nível está em 32,8%.
Bônus
O bônus para quem economizar água em toda a região metropolitana de São Paulo, é de 10% de desconto para quem economizar menos do que 15%. Se a redução do consumo for igual ou superior a 15% e inferior a 20%, o desconto será de 20%. O desconto de 30% continua valendo pata quem economiza pelo menos 20% no consumo. O cálculo leva em conta a média do consumo dos 12 meses.
Confira os municípios que têm direito aos descontos: São Paulo, Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã, Mogi das Cruzes (bairro Divisa), Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, Suzano, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista, Hortolândia, Itatiba, Jarinu, Monte Mor, Morungaba, Paulínia, Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Piracaia e Vargem.
Multa
A Sabesp começou a cobrar multa dos consumidores que excederem a média do consumo por determinação da Agência Reguladora de Saneamento e Energia (Arsesp) e da Companhia de Saneamento Básico (Sabesp). A partir de agora, quem aumentar o consumo de água poderá pagar uma sobretaxa de até 100% do valor gasto.
Racionamento
A Sabesp divulgou um mapa contendo as áreas afetadas com a redução de pressão. Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Cotia e Vargem Grande Paulista estão entre as áreas atingidas pela medida.