EM ALTA
Home

Nóbrega é o novo líder do governo na Câmara Municipal de Taboão

6 min de leitura
Foto do autor

Redação

11/02/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O vereador Eduardo Nóbrega (PR) é o novo líder do governo Fernando Fernandes (PSDB) na Câmara Municipal de Taboão da Serra. A nomeação aconteceu nesta terça-feira, dia 10, após o presidente da Casa, Cido (DEM), ler o ofício encaminhado pelo prefeito.

Em entrevista ao Portal O Taboanense, Nóbrega falou da responsabilidade da nova função. “É uma grande responsabilidade, é uma função emblemática, que te dá uma exposição muito grande”, disse.

Eduardo Nóbrega foi nomeado líder de governo pelo prefeito Fernando Fernandes | Cynthia Gonçalves / Divulgação

Qual é o papel de líder do governo na Câmara?
 É um interlocutor do prefeito com o Poder Legislativo. Interlocutor do prefeito com os seguimentos da sociedade, porém sem o poder de decisão, sem o poder da caneta. A arma que o líder tem é o convencimento, a palavra, é o esforço que ele deve ter de aproximar essas duas partes, que no final querem a mesma coisa que é o bem da sociedade, melhorias para a cidade.

Como o senhor acredita que será sua relação com os demais vereadores da base?
Acredito que não terei problemas com relação ao andamento dos vereadores [da situação] com o prefeito, temos uma base muito sólida. Os dez vereadores estão defendendo o projeto do governo.

O senhor disse que pensou muito antes de aceitar o convite do prefeito Fernando Fernandes. Por quê?
Hoje eu gozo de um prestígio em vários segmentos da sociedade, com a oposição, com o MTST, com segmentos que historicamente sempre tiveram contrários a posição do partido do Fernando Fernandes [PSDB].  Como líder do governo, eu, em algumas situações, vou defender a posição do governo ainda que a posição individual do PR, do Eduardo Nóbrega seja um pouco diferente.  Não há meio termo, o líder defende a posição do governo. Então eu poderia me expor com esses grupos, porém eu acredito muito na habilidade, credibilidade e na confiança que eu gozo junto a ele, para ao invés de isso ser um problema, isso se transformar em um grande instrumento de interlocução entre esses segmentos e o prefeito Fernando Fernandes.

Essa decisão afeta de alguma forma o cenário político no município?
Do ponto de vista político, acredito que seja a situação mais importante, que talvez as pessoas não percebam nesse momento, mas futuramente vão identificar.

O senhor desistiu de concorrer ao Executivo?
A aceitação da liderança deixa claro que isso [concorrer ao Executivo] nunca partiu de mim. É claro, é visto a olho nu o crescimento do meu nome como uma liderança na cidade, isso não é você que impõe, o seu trabalho e a história vem demonstrando isso. Hoje a população reconhece o Eduardo Nóbrega. Eu agradeço muito a Deus por isso, um líder político, um possível sucessor do prefeito Fernando Fernandes, mas um sucessor não concorrente.  A palavra que eu dei em 2012, e há muito tempo, mas participamos juntos de uma eleição em 2012, e iremos participar juntos em 2016. E tenho certeza que estaremos juntos em 2020.

O senhor irá ser o candidato a “sucessor” do prefeito Fernandes em 2020?
O tempo é o senhor de tudo, as ações falam muito mais do que as palavras. Tudo aquilo que eu disse durante dois anos, que eu era coautor do projeto do prefeito Fernando Fernandes. Dependi todos os temas. Defender não significa ser submisso, não significa aceitar tudo sem discutir, as pessoas não estão acostumadas com isso. Hoje com o convite e aceitação da liderança, essa aliança entre as famílias Nóbrega e Fernandes sai fortalecida e isso será fundamental para as eleições que se aproximam em 2016. Alguns não entenderão agora, mas quando pegarem o resultado das eleições em 2016, verão que essa aliança será fundamental para as vitórias que virão.

O senhor falou de uma aliança entre as famílias Nóbrega e Fernandes. O que de fato isso significa?
É uma data muito importante, histórica, para a relação da família Nóbrega com a família Fernandes. Uma data que se espanca todo e qualquer tipo de dúvida que alguém em algum momento jogou na cidade e proliferou de uma maneira muito rápida. Também evidentemente pelo potencial eleitoral que a família Nóbrega detém na cidade, surgiu que haveria a possibilidade de uma candidatura própria do Eduardo Nóbrega para prefeito. Acredito que, um dos motivos que me levou a assumir essa grande responsabilidade, é deixar claro que essa aliança política histórica família Nóbrega e família Fernandes, de muito tempo, desde a época do vereador Olívio Nóbrega, PR e PSDB caminham juntos, já há muito tempo. Tivemos derrotas juntos, tivemos vitórias juntos e teremos, certamente, mais uma vitória nas próximas eleições. O PR, a família Nóbrega que sempre apoiou a família Fernandes, certamente um dia terá o apoio da família Fernandes para um majoritário da família Nóbrega.

 

Notícias relacionadas