Fã taboanense recria a Vila do Chaves em 3D e vira sucesso
Há 30 anos o seriado mexicano Chaves estreou na TV, desde então virou sucesso absoluto entre crianças e adultos em todos os países onde a série é exibida, no Brasil não é diferente. O designer Sérgio Cardoso, morador de Taboão da Serra, fã das séries Chaves e Chapolin, recriou em 2012 a Vila do Chaves em 3D e disponibilizou a visitação na internet para todos os fãs. O acesso é gratuito.
O projeto ganhou destaque entre os fãs no Brasil e ganhou um espaço no site oficial do seriado Vila do Chaves . Recentemente o aplicativo chegou a 115 mil downloads. Para instalar a vila em seu celular visite: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.sergiocardoso.viladochaves3d
Clique aqui para instalar a Vila do Chaves em 3D.
Serginho, como é chamado pelos amigos, conta ao Portal Taboanense como e porque resolveu criar a Vila do Chaves.
Como surgiu a ideia de recriar a Vila do Chaves em 3D?
Desde criança eu sempre gostei muito do seriado Chaves e Chapolin, gostava muito das piadas, mas principalmente daquele universo que girava em torno de um menino pobre sem família que a cada episódio comovia os habitantes daquela velha vila mexicana. Cada personagem com suas características tão peculiares, uma mãe romântica e super protetora, um pai malandro que não paga aluguel, as crianças com suas criativas e inacreditáveis provocações e a união entre todos. Talvez por gostar tanto do seriado eu sempre imaginei como seria passear por aquele lugar que há tantos anos habita o imaginário de toda uma geração.
Como foi desenvolvido o aplicativo?
O projeto foi desenvolvido com muita pesquisa na internet, redes sociais, pois a Vila do seriado constantemente passava por formatações diferentes (cenários que mudavam, detalhes das casas, etc) e percebi que deveria fazer um padrão para servir de início. Com isso comecei a construir uma planta baixa de toda a Vila, os pátios e casas dos personagens, antes mesmo da modelagem 3D, pois eu precisava visualizar de uma forma padronizada a maioria das características essenciais da Vila, pois se faltasse algo, seria rapidamente sentido pelos milhares de fãs, o que foi essencial no projeto.
Porque 3D?
Sempre fui um apaixonado por 3D, como trabalho com desenvolvimento 3D e design pensei em produzir a Vila do Chaves num formato em três dimensões onde as pessoas pudessem passear e conhecer as casas dos personagens.
Como funciona o aplicativo?
A Vila do Chaves é um aplicativo para Android que permite que as pessoas possam visitá-la e conhecê-la 100% virtualmente em 3D. É possível entrar na casa dos personagens, encontrar enormes referências aos episódios, descobrir curiosidades, etc.
Os personagens estão presentes na Vila?
Sempre imaginei esse projeto como uma homenagem ao seriado sendo assim optei por não incluir os personagens, pois eu não seria capaz de referenciá-los com sua perfeita exatidão e merecimento, por exemplo, como mostrar a malandragem do seu Madruga nesse ambiente ? Ou as brincadeiras e provocações do Quico, Chiquinha e o eterno Chaves? Assim, desde o conceito eu sabia que esse aplicativo seria apenas a Vila, para que sentíssemos a falta exatamente dos seus protagonistas, é apenas uma homenagem.
É possível acessar de qualquer computador, celular, tablet?
Sim, é possível acessar de qualquer aparelho Android, seja um celular smartphone, tablet ou até mesmo uma TV com o Chromecast por exemplo.
O aplicativo atingiu a marca de 100 mil downloads. Você esperava todo esse sucesso?
Eu fico extremamente feliz, o aplicativo já atingiu a marca de 115 mil instalações, é algo que eu não imaginava. No início ao disponibilizar o APP eu estava na 30º posição ao se digitar a palavra "Chaves", hoje em dia eu estou entre os cinco primeiros (intercalando entre o 2º e 5º lugares), sendo que os primeiros lugares são APP bem simples de jogos ou apenas links para o Youtube. Outra coisa que me deixa muito feliz é o carinho das pessoas, recebo muitos e-mails de crianças e adultos me parabenizando e pedindo para adicionar cada vez mais casas, personagens, curiosidades, etc. Confesso que no início eu respondia todas as mensagens, mas com o aumento do número de usuários infelizmente não tenho tanto tempo, mas na medida do possível vou responder a todos.
Sobre o autor
Sérgio Cardoso é formado em processamento de dados, atualmente trabalha no desenvolvimento de sistemas web e mobile. Participou do Anima Mundi com Doug Sweetland dos Estudios Pixar. Entre os trabalhos realizados por Cardoso estão: sites do Capital Inicial dos álbuns "Aborto Elétrico" e "Eu Nunca Disse Adeus".
“Recentemente finalizei uma plataforma de vídeos para usuários e empresas com base no Youtube. O projeto chama-se Broadbox e o endereço é www.broadbox.tv . Nessa plataforma qualquer pessoa poderá criar sua webtv para diferentes segmentos como empresarial, varejo, guias comerciais no estilo shoptour, poder público como prefeituras, câmaras, além de muitas outras de forma, e é totalmente gratuito”, comenta.
Cardoso foi o responsável, pelo desenvolvimento do Portal O Taboanense, com a criação de uma nova identidade e tecnologia e da criação da TV Taboanense, além da reformulação do logotipo do Cats entre outros. “Juntamente com o jornalista Eduardo Toledo criamos a mais nova plataforma de publicação do Portal O Taboanense, que é uma revolução, pois permite que o portal tenha notícias modulares a cada dia, libertando-o daquele layout padrão que a maioria (senão todos) os portais de noticias tem”, explica Cardoso.
Serviço
Vila do Chaves em 3D
www.sergiocardoso.org
Quem quiser falar com o autor da Vila virtual: sergiointernet@gmail.com