Metrô chegará a Taboão da Serra com investimento de R$ 4 bilhões e geração de 3,7 mil empregos
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O Governo de São Paulo e a concessionária ViaQuatro, responsável pela Linha 4-Amarela, assinaram o Termo Aditivo nº 10, que garante a expansão do ramal até Taboão da Serra. O projeto prevê investimento de R$ 4,04 bilhões e deve gerar mais de 3,7 mil empregos diretos. A obra compreende 3,3 quilômetros de trilhos a partir da estação Vila Sônia, com a construção de duas novas estações: Chácara do Jockey e Taboão da Serra. O prazo estimado para conclusão é de 48 a 64 meses, o que significa que o novo trecho poderá ser entregue entre 2029 e 2031. A construção será feita pelo método NATM (New Austrian Tunneling Method), que dispensa o uso da tuneladora, conhecida como “tatuzão”. A técnica consiste na escavação em camadas com aplicação imediata de concreto projetado, considerada a mais adequada para o curto trecho de 3 quilômetros, que terá pontos de até 30 metros de profundidade. Além da parte estrutural, o projeto inclui a compra de seis novos trens, a construção de uma subestação de energia e a implantação de sistemas operacionais modernos. A expansão deve acrescentar mais de 50 mil passageiros por dia ao transporte público sobre trilhos. Para o deputado estadual Eduardo Nóbrega “o metrô em Taboão da Serra sempre foi um sonho da nossa população e agora começa a se tornar realidade. Esse investimento de mais de R$ 4 bilhões não significa apenas transporte de qualidade, mas geração de empregos, valorização imobiliária e desenvolvimento econômico para toda a região. A nova estação vai mudar a vida de milhares de pessoas, reduzindo o tempo de deslocamento até o centro da capital e dando mais dignidade aos trabalhadores que passam horas no trânsito todos os dias. Como deputado estadual, vou acompanhar de perto cada etapa dessa obra, para garantir que o prazo seja cumprido e que Taboão receba a infraestrutura que merece.” As estações foram planejadas com foco em sustentabilidade e acessibilidade. Entre as soluções estão drenagem contra enchentes, isolamento térmico, iluminação em LED, captação de água da chuva e sensores inteligentes de monitoramento. Rampas, elevadores, escadas rolantes e sinalização tátil também estão previstos para garantir acessibilidade plena. Na estação Taboão da Serra, haverá ainda terminal de ônibus intermunicipal e urbano com capacidade para 22 veículos, bicicletário e ciclovia integrada ao Córrego Poá. Já a estação Chácara do Jockey contará com dois acessos pela Avenida Professor Francisco Morato, preservando a maior parte da área verde local. Com a obra concluída, o tempo de deslocamento entre Taboão da Serra e a estação Luz será de apenas 26 minutos. O contrato prevê que o Governo do Estado aporte aproximadamente R$ 3 bilhões, com financiamento internacional junto ao Banco Mundial. A ViaQuatro será responsável por cerca de R$ 1 bilhão do investimento. Como contrapartida, a concessão da linha foi prorrogada por 20 anos, até 2060, sob fiscalização da Artesp.
O Governo de São Paulo e a concessionária ViaQuatro, responsável pela Linha 4-Amarela, assinaram o Termo Aditivo nº 10, que garante a expansão do ramal até Taboão da Serra. O projeto prevê investimento de R$ 4,04 bilhões e deve gerar mais de 3,7 mil empregos diretos. A obra compreende 3,3 quilômetros de trilhos a partir da estação Vila Sônia, com a construção de duas novas estações: Chácara do Jockey e Taboão da Serra. O prazo estimado para conclusão é de 48 a 64 meses, o que significa que o novo trecho poderá ser entregue entre 2029 e 2031. A construção será feita pelo método NATM (New Austrian Tunneling Method), que dispensa o uso da tuneladora, conhecida como “tatuzão”. A técnica consiste na escavação em camadas com aplicação imediata de concreto projetado, considerada a mais adequada para o curto trecho de 3 quilômetros, que terá pontos de até 30 metros de profundidade. Além da parte estrutural, o projeto inclui a compra de seis novos trens, a construção de uma subestação de energia e a implantação de sistemas operacionais modernos. A expansão deve acrescentar mais de 50 mil passageiros por dia ao transporte público sobre trilhos. Para o deputado estadual Eduardo Nóbrega “o metrô em Taboão da Serra sempre foi um sonho da nossa população e agora começa a se tornar realidade. Esse investimento de mais de R$ 4 bilhões não significa apenas transporte de qualidade, mas geração de empregos, valorização imobiliária e desenvolvimento econômico para toda a região. A nova estação vai mudar a vida de milhares de pessoas, reduzindo o tempo de deslocamento até o centro da capital e dando mais dignidade aos trabalhadores que passam horas no trânsito todos os dias. Como deputado estadual, vou acompanhar de perto cada etapa dessa obra, para garantir que o prazo seja cumprido e que Taboão receba a infraestrutura que merece.” As estações foram planejadas com foco em sustentabilidade e acessibilidade. Entre as soluções estão drenagem contra enchentes, isolamento térmico, iluminação em LED, captação de água da chuva e sensores inteligentes de monitoramento. Rampas, elevadores, escadas rolantes e sinalização tátil também estão previstos para garantir acessibilidade plena. Na estação Taboão da Serra, haverá ainda terminal de ônibus intermunicipal e urbano com capacidade para 22 veículos, bicicletário e ciclovia integrada ao Córrego Poá. Já a estação Chácara do Jockey contará com dois acessos pela Avenida Professor Francisco Morato, preservando a maior parte da área verde local. Com a obra concluída, o tempo de deslocamento entre Taboão da Serra e a estação Luz será de apenas 26 minutos. O contrato prevê que o Governo do Estado aporte aproximadamente R$ 3 bilhões, com financiamento internacional junto ao Banco Mundial. A ViaQuatro será responsável por cerca de R$ 1 bilhão do investimento. Como contrapartida, a concessão da linha foi prorrogada por 20 anos, até 2060, sob fiscalização da Artesp.
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