Homicídios aumentam 19% em Taboão da Serra
O número de homicídios registrados em Taboão da Serra em 2014 foi 19% maior do que em 2013. Os dados foram divulgados na última sexta-feira, dia 23, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. No ano passado foram registrados 25 homicídios na cidade, contra 21 em 2013.
O aumento no número de ocorrências fez com que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes subisse para 9,6 em 2014. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), locais com índices iguais ou superiores a 10 são considerados zonas endêmicas de violência.
Na região, outras cidades aparecem com taxas de homicídios mais elevadas. Embu das Artes registrou 13,45 assassinatos por 100 mil habitantes. Itapecerica da Serra, 14,42 e Embu-Guaçu, 21,58, o índice mais alto na região. Juquitiba e São Lourenço da Serra não tiveram os dados disponibilizados devido à grande variabilidade nas taxas.
Apesar do aumento, a taxa de homicídios de 201 é a quarta menor registrada desde 1999 em Taboão da Serra, quando os dados começaram a ser divulgados. Em 2001 foi o ano mais violento na cidade, com uma taxa de 61,81 homicídios pro 100 mil habitantes. Já 2013 foi a menor taxa registrada na história, 7,81.
Um estudo publicado no ano passado pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostrou que a média global de homicídios é de 6,2 por 100 mil pessoas.
Novo Distrito
Nos próximos a Secretaria de Segurança Pública irá inaugurar o 2º Distrito Policial de Taboão da Serra. O DP está em fase final de implantação de equipamentos e sistemas operacionais. Localizado na estrada Kizaemon Takeuti, na altura do número 1.000, no Jd. Clementino, o novo distrito irá atender as ocorrências de toda a região do Pirajuçara.
A polícia tem como principal meta diminuir os índices de criminalidade no município. De acordo com o novo delegado seccional, o foco é combater os crimes contra a vida, os homicídios. "Crimes contra todas as áreas devem ser combatidos, mas os crimes contra a vida, os homicídios, são a maior área de preocupação em Taboão. Uma vida é sempre uma vida e é de suma importância”, declarou Dejar Gomes Neto.