Taboão da Serra não terá desfile oficial de Carnaval
Pelo quarto ano consecutivo, Taboão da Serra não terá o tradicional desfile das escolas de samba no Carnaval. A prefeitura decidiu que não investirá na realização do evento pelo alto custo, estimado em mais de R$ 200 mil, e também pelas irregularidades de 2011, que ainda estão sendo investigadas pela Delegacia Seccional.
O secretário de cultura e vice-prefeito Laércio Lopes, chegou a afirmar que a prefeitura arcaria com a estrutura para o desfile, mas que não injetaria verbas nas escolas ou na Libes (Liga Independente de Blocos e Escolas de Samba). “Recebi as escolas durante o ano todo, mas a gente não acabou entrando em um acordo ”.
Apesar da promessa, Oderlan Pereira, presidente da Imperatriz do Samba, disse que a prefeitura não deu garantias que disponibilizaria a estrutura. “Há cerca de dois meses protocolamos um pedido para que a prefeitura desse a estrutura para o desfile, mas até agora não recebemos a resposta”.
Segundo Oderlan, muitas escolas ficaram desmotivas com a falta de estrutura para o desfile e não se prepararam para o carnaval. “É uma pena, sempre foi um evento que levou milhares de moradores e hoje não temos mais nada relacionado ao Carnaval, o maior símbolo da cultura do nosso país”, lamentou.
O sambista disse que em novembro as escolas de samba de Taboão da Serra se reuniram e decidiram realizar um desfile sem competição, apenas para que houvesse o resgate do evento na cidade. “A gente iria desfilar cantando sambas enredos clássicos, cada agremiação ojá tinha escolhido o seu, seria uma festa linda, uma retomada do desfile”.
Mesmo sem um sambódromo adequado, a Imperatriz do Samba planeja desfilar no dia 17 de fevereiro na avenida Dr. José Maciel, no Jd. Maria Rosa. “Ali é o berço do samba, antes de acontecer no Pirajuçara o desfile acontecia no Maria Rosa e vamos voltar para lá, pelo menos para fazer uma festa com a população”, garante.
Tradição
Mesmo sem desfile, Taboão da Serra terá a tradicional Banda Espera Marido, o bloco de rua mais antigo de toda a região. Essa será a 23ª edição do evento que espera reunir mais de duas mil pessoas no Jd. Maria Rosa. Segundo Santão, um dos organizadores da banda, a festa irá acontecer no dia 7.
O secretário de cultura, Laércio Lopes, afirmou que a prefeitura irá ajudar a Banda Espera Marido e disse que Taboão da Serra não deverá ter outros eventos oficiais relacionados com o carnaval. “A ideia é trazer uma peça de teatro para o Cemur em alguma data próximo do Carnaval, mas ainda não temos nada definido”.