EM ALTA
Home

SP tem racionamento, Sabesp divulga áreas com redução no abastecimento

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

15/01/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Após o a governador Geraldo Alckmin admitir, nesta quarta-feira, dia 14, que São Paulo passa por racionamento de água. A Companhia de Saneamento Básico (Sabesp) divulgou um mapa contendo as áreas afetadas com a redução de pressão. Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Cotia e Vargem Grande Paulista estão entre as áreas atingidas pela medida.

Sobretaxa

A pedido de Alckmin, da Agência Reguladora de Saneamento e Energia (Arsesp) e da Companhia de Saneamento Básico (Sabesp), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador José Renato Nalini, revogou a liminar que proibia a cobrança.  A partir de agora quem aumentar o consumo de água poderá pagar uma sobretaxa de até 100% do valor gasto.

Nalini considerou que suspender a cobrança da taxa poderia causar prejuízo à saúde pública. “Ninguém sobrevive sem água. A tarifa de contingência obteria economia aproximada a 2,5 mil litros por segundo, volume capaz de abastecer mais de 2 milhões de consumidores”, afirmou.

Bônus

O bônus para quem economizar água em toda a região metropolitana de São Paulo, é de  10% de desconto para quem economizar menos do que 15%. Se a redução do consumo for igual ou superior a 15% e inferior a 20%, o desconto será de 20%. O desconto de 30% continua valendo pata quem economiza pelo menos 20% no consumo. O cálculo leva em conta a média do consumo dos 12 meses.

Reservatórios

A região é abastecida pelo Sistema Cantareira, que hoje, segundo a Sabesp, está com apenas 6,3% da sua capacidade, e pelo Sistema Guarapiranga que opera com 40%.

 

Notícias relacionadas