Ney Santos é eleito presidente da Câmara de Embu das Artes
Renata Gomes, especial para o Portal O Taboanense
Apesar da falta de energia no plenário Mestre Gama da Câmara Municipal de Embu das Artes, a eleição da Mesa Diretora foi realizada na manhã deste sábado, dia 20. O vereador Claudinei Alves dos Santos (Ney Santos) do PSC foi eleito presidente para o biênio 2015/2016, a vereadora Rosana Almeida Camargo (Rosana do Arthur) do PMDB é a nova vice presidente, EdvânIo Mendes dos Santos do PT primeiro secretário e o vereador Jefferson da Silva Siqueira (Jefferson do Caminhão) do PR continuará no cargo de segundo secretário.
O plenário estava cheio com a presença de familiares, amigos e autoridades políticas de outras cidades. A sessão começou após às 11h e os vereadores usaram a tribuna para fazer a votação nominal. O resultado final foi consolidado em 10 votos favoráveis ao vereador Ney Santos para presidência, quatro abstenções e um voto contrário, unanimidade para a vice-presidente Rosana Almeida e para o segundo secretário Jefferson do Caminhão e 14 votos e uma abstenção para o primeiro secretário Edvânio Mendes.
Durante a declaração de votos, os parlamentares embuenses elogiaram a administração do vereador Doda Pinheiro (PT) que deixa a presidência e parabenizaram o novo eleito. Os vereadores do PT defenderam que a abstenção da votação ao presidente Ney Santos ocorreu devido a orientação acordada com o partido, mas que estão confiantes e desejam sorte ao novo comandante da Casa de Leis.
Doda Pinheiro se despediu do comando afirmando que não tem apego ao poder e pediu que a harmonia e o respeito continuem. “O Legislativo só se torna forte com o respeito e não só entre os vereadores, mas sim entre as assessorias também. Termina um círculo hoje e se inicia outro. Já me desapeguei do poder faz tempo, anunciei em fevereiro que não seria candidato à reeleição da presidência e mantive minha decisão. Seguimos sim uma orientação partidária, mas lembrem que quando ocorreu a eleição que me tornou presidente os vereador Carlinhos do Embu e Ney Santos também se abstiveram e não houve uma ação de desrespeito por essa decisão deles naquele momento. Vamos contribuir com o novo presidente para engrandecer ainda mais esse parlamento”, disse.
O novo presidente Ney Santos agradeceu a confiança recebida pelos vereadores e disse respeitar a decisão da abstenção dos petistas parabenizando a democracia. “Nunca passei por cima de ninguém, para mim a humildade tem que prevalecer sempre. Vamos manter sim a harmonia entre os gabinetes. Sei que temos que fazer algumas reformas, mas em time que está ganhando não se mexe. Tenho certeza que o maior vitorioso será o povo da nossa cidade. Respeito quem não pode votar em mim, mesmo achando que partido se fosse bom como diz meu colega Luiz era inteiro. Parabenizo a democracia que tivemos aqui hoje”, disse.
Processo eleitoral
Um acordo feito entre os vereadores de Embu das Artes e o Prefeito Chico Brito no final do mês de novembro fez a escolha dos nomes para conduzir os trabalhos no biênio 2015-2016. A decisão não agradou o Partido dos Trabalhos de Embu das Artes e após o anúncio na mídia regional sobre a escolha do vereador Ney para a presidência, os vereadores Doda Pinheiro e Edvânio Mendes deram declarações de declínio e definiram a abstenção dos votos.
Antes da realização do encontro com o prefeito, o nome cogitado para assumir a presidência era do Gilvan da Saúde (PT). De acordo com os vereadores, o prefeito Chico Brito não interferiu no processo e a escolha definida pelos vereadores da casa. Diferente de outras cidades, apesar das manifestações contrárias dos petistas, o clima durante o processo de eleição da nova Mesa Diretora em Embu foi de tranquilidade e o resultado deixa o governo do prefeito Chico Brito fortalecido.