Conisud lança revista com propostas para as cidades da região
Nely Rossany
O Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) lançou nesta terça-feira, dia 16, a Revista PP Regional Participativo 2014-2017, com projetos e ações a serem adotadas em conjunto pelos oito municípios (Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Taboão da Serra, Cotia, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista). O evento aconteceu no Parque Francisco Rizzo, em Embu das Artes.
O Plano Plurianual (PPA) inclui propostas para os problemas comuns nos oito municípios em áreas como Saúde, Educação e Mobilidade Urbana. “Os problemas são sofridos individualmente, mas as soluções são efetuadas coletivamente”, declarou o presidente do Conisud, o prefeito Chico Brito.
O Plano foi elaborado com a participação dos prefeitos, vice-prefeitos das cidades, além das nove Câmaras Técnicas do Conisud, compostas por assessores, técnicos e servidores públicos das oito cidades.
O Plano foi divido em quatro eixos: Políticas Sociais (áreas: saúde, educação, esporte, cultura, assistência social e segurança), Políticas de Infraestrutura (áreas: mobilidade urbana, habitação e saneamento básico) e Desenvolvimento Produtivo e Ambiental (áreas: meio ambiente e agricultura e turismo) e Território e Gestão.
Foram impressos dois mil exemplares que serão distribuídos às prefeituras, secretarias, funcionários, imprensa, autoridades, lideranças comunitárias, interessados e população em geral. A revista também estará disponível no site da entidade: www.conisud.sp.gov.br.
Ainda segundo o presidente do Conisud, “o PPA tem que ser uma bússola para o Gestor. É um documento de planejamento para nos prepararmos para os desafios. Vamos lutar por um sudoeste justo, humano e igualitário, pois o trabalho começa agora”, concluiu.
A secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Esther Bemerguy de Albuquerque, esteve no evento e afirmou que já existem 28 consórcios em discussão para o PPA Federal, que abrangem mais de 10% da população brasileira ( cerca de 28 milhões de habitantes). “Para o Governo Federal é muito difícil saber de todas as demandas se não houver essa tarefa do PPA Regional, para considerarmos as diversidades regionais e realidades distintas. Por isso, precisamos ouvir a todos”, disse.