EM ALTA
Home

Governo vai multar quem aumentar consumo de água

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

20/12/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Nely Rossany

Os consumidores de todo o Estado terão que ficar mais atentos ao consumo de água se não quiserem ser multados. O governo do Estado anunciou nesta quinta-feira, dia 18, que vai começar a multar quem aumentar o consumo de água. Os valões dos acréscimos na conta serão de 20% para quem consumir até 20% mais e de 50% para quem ampliar o consumo nessa faixa. A medida ainda terá que ser aprovada pela Agência

Reguladora de Saneamento e Energia (Arsesp) e a multa deve começar a valer a partir de janeiro.

De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a medida deve atingir 24% dos clientes da companhia que não diminuíram o consumo de água. Junto com essa medida, o governo disse que vai ampliar a duração do programa de bônus, com descontos de até 30%, para quem economiza água. O fim do programa era previsto para este mês, mas foi prorrogado até o final de 2015.

A Sabesp afirma que em novembro, 53% dos consumidores diminuíram em ao menos 20% o gasto com água e conseguiram 30% de desconto.

Reservatórios

Nesta quinta-feira, o Sistema Cantareira opera com apenas 6,9% da sua capacidade, mesmo com o acréscimo de duas cotas do volume morto. O Alto Tietê também precisou receber sua primeira cota de volume morto no último domingo, 13. Atualmente, o Cantareira atende 6,5 milhões de habitantes, enquanto o Alto Tietê e o Guarapiranga, juntos, abastecem 9,4 milhões de pessoas.

 

Notícias relacionadas