Manifestantes do MTST protestam por moradia na Prefeitura de Itapecerica da Serra
2 min de leitura
Cerca de 130 manifestantes ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) realizaram na manhã desta quinta-feira (5) um protesto em frente à sede da Prefeitura de Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo, em defesa do direito à moradia.
Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), o ato ocorreu de forma pacífica e não houve registros de feridos. Parte dos manifestantes, alguns vestindo camisetas com o símbolo do MTST, entrou no prédio público para tentar uma reunião com o prefeito da cidade.
Nas redes sociais, o MTST confirmou a mobilização e afirmou que a manifestação foi motivada pela falta de diálogo com o governo municipal. De acordo com o movimento, havia um compromisso firmado pela Prefeitura para discutir o despejo de uma ocupação ocorrido em 24 de maio, o que, segundo eles, não foi cumprido.
"Manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto ocuparam nesta manhã parte do prédio da Prefeitura de Itapecerica da Serra reivindicando uma reunião com o prefeito, que desde o dia 23 de maio, quando houve o despejo arbitrário de uma ocupação, diz que vai dialogar e o diálogo nunca se concretiza", declarou a coordenação do MTST.
O grupo também criticou a presença de forças policiais no local. "Grande quantidade de policiais realiza contenção ostensiva e a Tropa de Choque acabou de chegar ao local e ameaça os militantes. Reforçamos que a manifestação é pacífica, com grande presença de mulheres e idosos. O que exigimos é direito, não é crime: moradia popular", afirmou o movimento.
Em nota, a Prefeitura classificou a ação do dia 24 de maio como uma "invasão frustrada", impedida pela GCM, e informou que três representantes do MTST foram recebidos no gabinete do prefeito nesta quinta-feira.
O movimento, no entanto, alega que o chefe do Executivo municipal se recusou a dialogar com o grupo. "Repudiamos a criminalização da luta por moradia. Não seremos intimidados. A luta é pra valer", concluiu o MTST.
O prefeito Ramon Corsini não se manifestou sobre o protesto na prefeitura de Itapecerica da Serra.
TAGS
2025
Ato Por Moradia
Conflito Por Moradia
Despejo Em Itapecerica
Habitação
Itapecerica da Serra
Manifestação Pacífica
Moradia Popular
Movimento Dos Trabalhadores Sem Teto
MTST
MTST Itapecerica Da Serra
Política Habitacional
Prefeitura de Itapecerica da Serra
Protesto
Protesto Na Prefeitura
Ramon Corsini
Região Metropolitana de SP
Reivindicação Social
Notícias relacionadas
Embu das Artes
Perseguição policial em Embu das Artes termina com a morte de um suspeito e prisão de outro
21/10/2025
São Paulo
Pane na Linha 4-Amarela causa lentidão e transtornos em São Paulo nesta terça-feira
21/10/2025
Embu das Artes
Embu das Artes se prepara para o Embu Rodeio Fest 2025 com grandes shows e rodeio no Parque do Rizzo
20/10/2025