Procon orienta consumidores na hora de comprar produtos para a ceia
Não tem como escapar, todo mundo sai às compras no final de ano, seja para comprar presentes ou pelo menos, garantir uma ceia de Natal especial com a família. Mas mesmo envolvido no clima natalino, o consumidor deve prestar bastante atenção para não perder dinheiro. Uma das dicas do Procon-SP é pesquisar antes de colocar o produto no carrinho.
“A primeira coisa a se fazer é pesquisar. Faça uma busca de preço cuidadosa em vários estabelecimentos, comparando uma loja com a outra e nunca deixe para fazer suas compras no primeiro lugar que encontrar”, informa o Procon.
Outra dica preciosa é não deixar para comprar tudo de última hora, próximo do Natal, porque sem tempo, o consumidor não consegue pesquisar os preços. Outra desvantagem dos ‘atrasados’ é que os preços podem aumentar com a proximidade das festas.
Além de verificar a qualidade dos produtos, é importante o consumidor ficar atento aos prazos de validade e as condições das embalagens na hora das compras. Muitos produtos típicos, que ficam mais caros no Natal, podem ser substituídos por outros de valor menor, o que pode garantir a economia na hora da ceia.
Publicidade
Uma situação em que o consumidor deve ficar muito atento é em relação aos preços nos anúncios publicitários, que devem ser absolutamente os mesmos no estabelecimento comercial. O artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor diz que caso o fornecedor se recuse a cumprir a oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, à sua livre escolha, exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, ou então aceitar outro produto equivalente.
Já no momento de pagar as compras é muito importante ficar de olho no valor indicado no caixa, se este for diferente do que estiver na gôndola permanece o menor. E após as compras, sempre guarde o cupom fiscal, se for preciso trocar algum produto, ela deverá ser apresentada no local.