Secretário detalha início da anistia em Taboão da Serra: “Atendimento começa dia 16 de junho”
3 min de leitura
Após a aprovação unânime do novo Programa de Recuperação Fiscal (Refis) pela Câmara Municipal de Taboão da Serra nesta terça-feira (3), o secretário de Administração e Gestão, Adelço Bührer Júnior, deu detalhes sobre a implementação do programa de anistia, que permite a regularização de dívidas municipais com descontos em juros e multas.
Segundo o secretário, a Prefeitura já está realizando os ajustes técnicos necessários, em parceria com a consultoria CONAN, para iniciar o atendimento aos contribuintes. “Estamos parametrizando o sistema para que possamos atender a população a partir do dia 16 de junho. Todos que comparecerem nesse período já sairão com a guia de pagamento em mãos, com vencimento para o dia 8 de agosto”, explicou Adelço.
O atendimento para adesão a anistia será feito presencialmente nas unidades do Atende da sede da Prefeitura e também no Atende do Pirajuçara. Além disso, a Prefeitura estuda ampliar os horários e oferecer plantões especiais para facilitar o acesso da população. “A pedido dos vereadores, estamos avaliando a possibilidade de plantões no fim de semana, inclusive no dia 16 de junho e nos dois últimos finais de semana do período de adesão”, afirmou o secretário.
A proposta do Refis 2025, já sancionada, oferece descontos de até 100% em juros e multas moratórias, dependendo da quantidade de parcelas escolhidas pelo contribuinte. O programa é voltado para débitos vencidos até 31 de dezembro de 2024, inclusive aqueles em fase de execução judicial.
“O objetivo é dar uma nova chance ao contribuinte, oferecendo condições facilitadas para quitar seus débitos, ao mesmo tempo que contribuímos para melhorar a arrecadação do município”, destacou Adelço.
O período de adesão vai de 16 de junho a 31 de julho, e os interessados já devem se programar para aproveitar as condições especiais oferecidas pela Prefeitura. O parcelamento pode ser feito em até 24 vezes, com a primeira parcela vencendo em 8 de agosto.
De acordo com o projeto aprovado, quem optar por pagar os débitos à vista ou em até cinco parcelas terá 100% de desconto em juros e multas. Já quem optar por um número maior de parcelas terá descontos progressivos, que vão de 70% (até 8 parcelas) a 15% (até 24 parcelas).
A lei entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do município, após ser sancionada pelo prefeito Engenheiro Daniel. A expectativa da Prefeitura é de que o programa gere uma boa adesão e contribua com o equilíbrio fiscal, além de facilitar a emissão de certidões negativas e a retomada de crédito dos contribuintes.
TAGS
2025
Adelço Bührer Júnior
Administração Municipal
anistia
Atendimento ao Contribuinte
Câmara Municipal Taboão da Serra
Carlinhos do Leme
Desconto em Juros e Multas
Dívidas Municipais
Engenheiro Daniel
Leis Municipais Taboão
Parcelamento de Tributos
Prefeitura de Taboão da Serra
Programa de Anistia Fiscal
Recuperação Fiscal
Refis
Refis 2025 Taboão da Serra
Renegociação de Débitos
Renegociação de Dívidas
Taboão da Serra
Notícias relacionadas
Embu das Artes
Perseguição policial em Embu das Artes termina com a morte de um suspeito e prisão de outro
21/10/2025
São Paulo
Pane na Linha 4-Amarela causa lentidão e transtornos em São Paulo nesta terça-feira
21/10/2025
Taboão da Serra
Acervo do jornal O Independente é doado à Unifecaf e preservará a história de Taboão da Serra
21/10/2025