“Toma vergonha na cara, governador”: vereador Rodney acusa Tarcísio de abandonar Taboão da Serra
3 min de leitura
Em um discurso contundente na tribuna da Câmara Municipal de Taboão da Serra nesta terça-feira, dia 3, o vereador Enfermeiro Rodney disparou duras críticas contra o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), acusando-o de negligenciar completamente as áreas de saúde e segurança pública no município.
“O governador Tarcísio de Freitas é uma pessoa que não gosta de saúde pública, pelo menos aqui em Taboão da Serra. Também não deve gostar de segurança pública, porque, se não fosse a valorosa Guarda Civil Municipal, nossa cidade estaria muito pior”, afirmou o parlamentar, visivelmente indignado.
Segundo Rodney, a Polícia Militar tem atuado de forma precária em Taboão da Serra, com baixo efetivo e poucas viaturas e a responsabilidade por conter os índices de criminalidade tem recaído quase exclusivamente sobre a GCM. “Fomos abandonados por esse ‘desgovernador’, que vira as costas para Taboão da Serra. Nas outras cidades, não sei como funciona, mas aqui não podemos contar com esse cidadão”, alfinetou.
Ao abordar a situação da saúde, o vereador apresentou dados alarmantes. No último quadrimestre, a prefeitura foi responsável por agendar aproximadamente 200 mil consultas e exames de especialidades, número que, segundo ele, deveria ser assumido pelo governo estadual. No entanto, o Estado teria disponibilizado apenas 14 mil atendimentos. “Como que o município faz 200 mil agendamentos e o Estado só entrega 14 mil? Isso é inadmissível!”, disse. “Toma vergonha na cara, governador!”, exclamou.
Rodney ainda reforçou: “O senhor tem boa aprovação, pode até se reeleger, mas não gosta da saúde pública de Taboão da Serra. A população está sendo maltratada e nós não vamos nos calar”.
Durante o discurso, o vereador também cobrou os deputados estaduais, incluindo Eduardo Nóbrega, eleito com forte apoio na cidade. “Deputado Eduardo Nóbrega, o senhor foi eleito com votos de Taboão da Serra. Tem legitimidade para cobrar o governador e deve fazer isso”, exigiu.
Rodney também pediu a intervenção da deputada estadual Analice Fernandes para que ela converse com o governador e intervenha na situação da saúde e segurança pública em Taboão da Serra.
O parlamentar destacou, em contraste, o apoio que o município tem recebido do deputado federal Antônio Carlos Rodrigues (PL), que destinou R$ 5,5 milhões para a saúde do município apenas neste ano. “Esse ama Taboão da Serra. Diferente do governador, que não manda um centavo para a saúde pública da nossa cidade”, afirmou.
Rodney também chamou a atenção para outro problema que afeta diretamente a eficiência dos atendimentos: o absenteísmo. Segundo ele, cerca de 20% dos pacientes faltam às consultas agendadas, o que compromete o sistema. “Já estou preparando um projeto de lei para intensificar a comunicação com a população. Não podemos mais admitir esse tipo de desperdício”, explicou.
No encerramento, o vereador pediu ajuda da imprensa para dar visibilidade à denúncia: “Aos senhores jornalistas que estão aqui presentes: nos ajudem a dar publicidade para isso. A população de Taboão precisa saber quem está do seu lado e quem a está abandonando”.
TAGS
2025
Analice Fernandes
Antônio Carlos Rodrigues
Câmara Municipal de Taboão da Serra
Críticas ao Governo Tarcísio
Eduardo Nóbrega
Enfermeiro Rodney
GCM Taboão da Serra
Governo do Estado de São Paulo
Investimentos em Saúde
Saúde
Saúde Pública Taboão da Serra
Segurança Pública Municipal
SUS em Taboão da Serra
Tarcísio de Freitas
Notícias relacionadas
Embu das Artes
Perseguição policial em Embu das Artes termina com a morte de um suspeito e prisão de outro
21/10/2025
São Paulo
Pane na Linha 4-Amarela causa lentidão e transtornos em São Paulo nesta terça-feira
21/10/2025
Embu das Artes
Embu das Artes se prepara para o Embu Rodeio Fest 2025 com grandes shows e rodeio no Parque do Rizzo
20/10/2025