Vereador Cido surpreende e é eleito presidente da Câmara
O capítulo final de uma das mais disputadas e conturbadas eleições da presidência da Câmara Municipal de Taboão da Serra teve seu desfecho na noite desta terça-feira, dia 16. E como nos melhores enredos de suspense, o final acabou surpreendendo todas as previsões feitas anteriormente. O vereador Cido, que não era mais candidato, acabou recebendo 13 votos e foi eleito o novo presidente do Legislativo por unanimidade.
• Ouça entrevista com o novo presidente da Câmara
A mesa ainda é composta por Carlinhos do Leme, vice-presidente; Joice Silva, primeira-secretária e Érica Franquini, segunda-secretária. Essa composição é claramente resultado de um acordo fechado na tarde que antecedeu a votação, onde os 10 vereadores da base governista voltaram a conversar e selaram a paz no Legislativo.
Após o acordo ter sido costurado entre os vereadores da base, a eleição que muitos duvidavam que acontecesse na noite desta terça-feira, foi realizada de forma rápida e cirúrgica. O primeiro cargo votado foi exatamente o mais cobiçado, o de presidente. Cido recebeu os 13 votos, encerrando de vez qualquer boato.
Em seguida, Carlinhos do Leme também recebeu os 13 votos, depois foi a vez de Joice Silva e Érica Franquini, que foram eleitas, da mesma forma, por unanimidade. O acordo, embora comemorado pelos vereadores, não agradou totalmente os parlamentares, mas acabou com o clima de discórdia que reinava na Câmara Municipal.
Cido não figurava entre os candidatos com mais chances de vencer a disputa. Marcos Paulo e Carlinhos do Leme mantinham a preferência dos vereadores até a noite de segunda-feira. O nome de Cido surgiu como um consenso entre os 10 vereadores da base, uma escolha considerada neutra pelos parlamentares.
O presidente eleito Cido disse que a votação recebida por ele traz mais responsabilidade para o próximo biênio, quando ele irá comandar o Poder Legislativo. “Acho que devemos, cada vez mais divulgar, abrir nossos atos, dar transparência. Quero também trabalhar na questão técnica, que os vereadores tenham uma assessoria técnica para desenvolver o seu trabalho”.
Cido afirmou que não vê um racha dentro da Câmara. “Agora é um momento de se compor, foi uma disputa acirrada, mas já passou esse momento. Agora é momento de entendimento. Acredito que o vereador Cido vem buscar essa pacificação, que é uma característica minha”, disse o novo presidente.
De acordo com Cido, uma das intenções da nova presidência é adquirir carros oficiais para os vereadores. “Pretendo, dentro das condições da Câmara Municipal, adquirir carros oficiais para que os vereadores possam desenvolver um trabalho melhor”, afirmou.
Sobre a entrevista de Fernando Fernandes ao Portal O Taboanense, quando o prefeito chamou Cido de traidor, o vereador preferiu ponderar e não entrar em polêmica. “Não tem isso, acho que foi um momento. O fato da gente não ter avisado da coletiva, acabou causando essa confusão. Mas eu não fui traidor, meu compromisso era votar no Marco Porta, mas quando ele disse que não era mais candidato, me senti livre para voar”.