Taboão é líder na região em ranking de Meio Ambiente
O Governo do Estado de São Paulo realizou nesta quinta-feira, dia 11, a premiação dos 118 municípios que mais desenvolveram atividades e projetos na área ambiental. Nenhuma cidade da região foi premiada, mas no ranking com 610 municípios, Taboão da Serra é a melhor colocada da região.
O prêmio Município VerdeAzul foi criado para estimular os municípios a participar da política ambiental e a avaliação leva em consideração questões como tratamento do esgoto, destino dos resíduos sólidos e educação ambiental. Taboão da Serra ficou em 233º lugar no ranking, Embu das Artes em 312ª colocação e Itapecerica da Serra em 420ª posição.
Este ano, o Programa Município VerdeAzul certificou 118 municípios, contra 67 do ano anterior. A nota média também teve um acréscimo de mais de um ponto, de 85,5 para 86,9. Outro número que aumentou foi o de municípios que elaboraram seus Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, de 219, em 2013, para 334 este ano.
Houve ainda aumento na quantidade de municípios com programas de Educação Ambiental, de 203 para 258 em 2014. Entre as ações que foram destacadas como resultado na evolução na gestão ambiental dos municípios está o número maior de cidades que apresentaram o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e os Programas de Educação Ambiental.
Programa
Lançado em junho de 2007, o Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade. Os municípios recebem uma nota ambiental, que varia de zero a 100, e avalia o seu desempenho em dez diretivas.
São avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
As prefeituras com nota acima de 80 são reconhecidas pelo exemplo ambiental e recebem o prêmio Município VerdeAzul. Veja o ranking completo