Mortes no trânsito caem 31% em Taboão da Serra
O trânsito cada vez mais caótico e violento tem deixado muitas vítimas fatais, principalmente nas regiões metropolitanas. Um levantamento realizado com base nos dados da Secretaria de Segurança Pública, mostra que de janeiro a outubro desse ano, somente na Região Metropolitana de São Paulo, foram registradas 533 mortes em acidentes de trânsito.
Em Taboão da Serra, no mesmo período, foram nove vítimas fatais, 31% a menos do que no mesmo período do ano passado, quando foram registradas 13 mortes. Na região, a cidade é a que tem menor índice. Na cidade vizinha, Embu das Artes, o número de vítimas do trânsito aumentou 50%. Em 2013, foram 14 mortes de janeiro a outubro e este ano, 21. Itapecerica da Serra foram 16 vítimas fatais este ano, em comparação com 2013, o índice caiu 20%, quando foram registradas 20 mortes.
Na Grande São Paulo, a cidade com maior índice é Guarulhos, com 82 vítimas fatais este ano, seguida por São Bernardo do Campo, no Grande ABC, com 61 registros.
No país
Em todo o País, dados do Sistema Único de Saúde (SUS) apontam que em todo o ano de 2013, o trânsito fez 40,5 mil vítimas. Em 2012, foram 44,8 mil óbitos, uma redução de 10%. De acordo com especialistas, a tendência ne redução das mortes no trânsito do País está diretamente direcionada ao primeiro ano de vigência da Lei Seca mais rigorosa, que dobrou o valor das multas e passou a aceitar novos meios de provar a ingestão de álcool, além do bafômetro.