EM ALTA
Home

Grupo de Taboão da Serra recebe prêmio por oficina de cinema

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

08/12/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Nely Rossany

O Centro de Convivência e Cultura de Taboão da Serra (CECO) foi premiado pela produção de uma Oficina de Cinema Digital. O evento VII Prêmio Arthur Bispo do Rosário, realizado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP), tem como objetivo divulgar o potencial artístico dos usuários de serviço de Saúde Mental de todo o Estado de São Paulo.

A premiação aconteceu no último dia 25, na Galeria Olido, no Centro de São Paulo, e foi dividido com seis categorias: esculturas e instalações, pinturas e ilustrações, fotografias, contos, crônicas e texto, poesias e vídeos.

Na categoria vídeos, o filme “O Verdadeiro Encontro”, produzido pelo grupo do CECO de Taboão da Serra ficou entre os cinco premiados. A oficina Cinema Digital produz curta metragens com roteiro, direção, figurino e atuação dos próprios participantes do CECO em parceria com a Escola de Cinema. Entre os responsáveis pelo filme estão: Carlos Moreira, Dailza Luiza Oliveira, Daura Alves, Luciana Menezes, Sebastião Arthur de Souza e Renato Guenther.

Sobre o CECO

O Centro de Convivência e Cultura de Taboão da Serra (CECO) é um equipamento ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) onde se desenvolve atividades intersetoriais, concebido como espaço alternativo de convivência e de inserção social, aberto a todas as pessoas, sendo uma das estratégias que surgiram com o Movimento da Reforma Psiquiátrica.

É um serviço que não oferece tratamento, mas promove o encontro entre as pessoas, acolhendo as diferenças e os sofrimentos, transformando os encontros em oportunidades de melhorar a saúde e qualidade de vida. Cria condições favoráveis para a inserção e integração dos indivíduos por meio de diversas oficinas como: atividades manuais, culturais, educacionais e esportivas.

Proporciona ao participante o reconhecimento de seus interesses e sentimentos, melhorando a sua autoestima, fazendo com que seja sujeito de sua própria vida escolhendo o caminho que quer seguir. Resgata e/ou constrói a cidadania de grupos discriminados, promovendo a cultura de paz.

 

Notícias relacionadas