Taboão da Serra avança em tecnologia com projetos de inovação e modernização da administração pública
3 min de leitura
Com informações do Jornal Atual
Em apenas quatro meses de existência, a Secretaria de Tecnologia e Inovação de Taboão da Serra tem promovido avanços significativos na modernização da gestão municipal e no uso de tecnologias para melhorar o atendimento à população. Sob o comando do secretário André Egydio, a pasta foi estruturada mesmo sem previsão orçamentária, uma vez que foi criada após a aprovação do atual orçamento.
Nesta quarta-feira, dia 7, o secretário André Egydio recebeu a imprensa regional para um bate papo na recém-inaugurada sede da secretaria, que está funcionando no antigo prédio do Santander da prefeitura de Taboão da Serra.
“Esses primeiros meses foram dedicados à estruturação da secretaria, identificando nossas necessidades e priorizando projetos que já impactam positivamente a cidade”, explicou André Egydio. “Tecnologia é a alma de uma prefeitura moderna”, completou.
Um dos principais projetos que estão sendo estruturados é o Taboão Digital, que leva internet gratuita para diversos pontos da cidade, especialmente ao redor de prédios públicos. A iniciativa busca ampliar o acesso à internet para a população e melhorar a comunicação entre serviços públicos.
Outro foco da gestão é a aquisição de novos computadores para diversas secretarias, com destaque para a Secretaria da Saúde. “A demanda por equipamentos é grande. Abrimos uma licitação e, em 30 dias, teremos computadores novos, essenciais para implantar o prontuário eletrônico”, afirmou o secretário.
O prontuário eletrônico, segundo Egydio, é uma das principais inovações para agilizar e melhorar o atendimento médico. “Não haverá mais prontuário de papel. Todo o histórico do paciente ficará digitalizado, acessível aos profissionais de saúde.”
A Prefeitura também avança com o projeto “Prefeitura sem Papel”, com o uso do sistema SEI (Sistema Eletrônico de Informações). A ideia é eliminar o uso de papel em trâmites administrativos internos, otimizando processos e gerando economia de recursos. “Já capacitamos a maioria dos servidores. Faltam apenas algumas pastas para completarmos a implantação”, explicou.
Entre os projetos em fase de conclusão está o aplicativo do Botão de Pânico, voltado para mulheres com medidas protetivas. “O aplicativo permitirá que a mulher acione a GCM caso o agressor se aproxime. A localização será enviada imediatamente e uma viatura será deslocada ao local”, detalhou Egydio.
Na área da educação, a secretaria também prepara um sistema de presença automatizada por reconhecimento facial. “Ao entrar na escola, o aluno terá a presença registrada automaticamente e os pais serão notificados por SMS ou WhatsApp. Isso aumenta a segurança e o controle”, explicou.
A segurança também está na pauta com a implantação de câmeras com reconhecimento facial. “Queremos um sistema semelhante ao da capital paulista, o Muralha Digital. Vamos integrar essa tecnologia para tornar Taboão da Serra uma cidade mais segura”.
A secretaria, de acordo com Egydio, está integrada a todas as demais. “Qualquer software ou aplicativo passa por aqui. Damos suporte e garantimos que todos os sistemas funcionem de forma eficiente e segura”, finalizou.
Com apenas quatro meses de existência, a Secretaria de Tecnologia e Inovação já demonstra que pode ser protagonista na modernização da gestão pública de Taboão da Serra.
TAGS
2025
André Egydio
Botão de Pânico Taboão da Serra
Governo Digital Taboão da Serra
Inovação Municipal
Internet Gratuita Taboão
Modernização Administrativa Taboão da Serra
Prefeitura Sem Papel
Prontuário Eletrônico Taboão
Reconhecimento Facial Taboão da Serra
Taboão da Serra
Tecnologia Taboão da Serra
Notícias relacionadas
Embu das Artes
Perseguição policial em Embu das Artes termina com a morte de um suspeito e prisão de outro
21/10/2025
São Paulo
Pane na Linha 4-Amarela causa lentidão e transtornos em São Paulo nesta terça-feira
21/10/2025
Taboão da Serra
Acervo do jornal O Independente é doado à Unifecaf e preservará a história de Taboão da Serra
21/10/2025