Secretaria de Saúde prepara ações de combate à Dengue
Nely Rossany
Com a aproximação do período de chuvas, que começa em janeiro, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra prepara uma série de ações para prevenir a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti. É nesse período de chuvas intensas, que os mosquitos se reproduzem na água acumulada em pneus, lajes, vasos e outros objetos.
Entre as ações da Secretaria que serão intensificadas no período estão as visitas de agentes comunitários nas residências e o monitoramento constante dos casos pela equipe da Vigilância Epidemiológica.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os moradores serão orientados sobre o que deve ser feito para evitar criadouros do mosquito em pneus, pratos de plantas, baldes, tampas de refrigerantes, entre outros objetos que possam acumular água. A Secretaria informou também que a fiscalização será reforçada em locais como ferros velhos, cemitérios, borracharias e floriculturas.
As ações de prevenção à doença ainda incluem a aplicação de larvicida e a nebulização. O larvicida é para evitar que as larvas se transformem em mosquitos e a nebulização é um inseticida que mata o mosquito já adulto.
Casos
No último levantamento divulgado pela Prefeitura de Taboão da Serra, em maio deste ano, a cidade registrava 496 casos notificados, sendo 78 confirmados, 35 descartados e 383 estão sob investigação. De acordo com a Secretaria de Saúde, a cidade não passou por um ‘surto’ da doença, já que a situação é caracterizada por 100 casos autóctones (contraídos na cidade) para cada 100 mil habitantes. Na época, foram detectados 58 casos autóctones.
No segundo semestre, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, a cidade teve de julho até agora 37 casos notificados. Desses, 4 foram confirmados (3 importados) e 32 foram descartados.