Engenheiro Daniel continua com reorganização administrativa e cria três novas secretarias em Taboão da Serra
3 min de leitura
Prestes há completar dois meses no comando da prefeitura de Taboão da Serra, o prefeito Engenheiro Daniel continua com o projeto de reorganização da estrutura existente. Nesta terça-feira, dia 25, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o projeto que desmembra e cria três secretarias.
A justificativa apresentada pelo Executivo é que as novas pastas atendem a “exigências legais e das demandas municipais”. Foram criadas em Taboão da Serra as secretarias municipais da Mulher, do Turismo e do Meio Ambiente. Segundo o governo, essa adequação irá beneficiar a chegada de emendas dos governos Estadual e Federal.
Durante entrevista coletiva no início do mês, Engenheiro Daniel explicou para a imprensa que essa reorganização das secretarias irá beneficiar Taboão da Serra na obtenção de recursos. “Quando estive em Brasília vi a necessidade do governo ter essas pastas para ir atrás de recursos federais, estive com o Ministro do Turismo e podemos obter verbas para nossos projetos de forma mais rápida”.
O vereador Sandro Ayres destacou a criação da secretaria municipal das mulheres. “será importante na defesa dos seus direitos, que a política pública possa acolher de fato e aí a gente possa ter uma mulher técnica que possa fazer essas políticas públicas acontecerem. A gente sabe que tem a lei da Maria da Penha e a guarda guardiã, agora a polícia guardiã da mulher. A gente tem aqui os avanços das mulheres que tem o subsídio do aluguel quando é vítima de violência”.
Já a vereadora Joice Silva falou que o desmembramento das secretarias irão proporcionar novas oportunidades para Taboão da Serra. “A Secretaria de Turismo será de grande importância para a cidade, podendo trazer mais recursos, mais lazer, mais entretenimento. Estamos aqui do lado de Embu das Artes, que é uma cidade turística, e que nós podemos também transformar a nossa cidade num polo turístico e temos muita capacidade para isso e o nosso prefeito engenheiro Daniel já com uma visão futura traz essa secretaria hoje para o desenvolvimento da cidade”, disse.
Mudanças
A criação das novas secretarias também passa por uma ampla reformulação da sua composição, já que existiam vinculadas a outras pastas.
A secretaria municipal da mulher passa a contar com o departamento de enfrentamento à Violência à mulher; a divisão de apoio e acolhimento à mulher vítima de violência; divisão dos direitos da Mulher; departamento de autonomia econômica das mulheres, entre outras.
Já a secretaria municipal de turismo ficará responsável pelo fomento ao turismo; departamento de Parques e Praças Municipais, além das divisões administrativas, de apoio operacional e uma novidade, a divisão do Parque das Hortênsias.
A secretaria municipal de meio ambiente terá como função a Educação Ambiental; Licenciamento Ambiental; Planejamento e Gestão Ambiental; Departamento de Fauna e Bem-estar animal; Gestão de Serviços e Planejamento e Controle.
As secretarias que sofreram alterações passam a ser identificadas pelas novas siglas SMH (Secretaria Municipal de Habitação), SEC (Secretaria Municipal de Cultura) e SMDHC (Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania). Já as novas pastas recebem as siglas SMM (Secretaria Municipal da Mulher) SMI (Secretaria Municipal do Turismo) e SMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente).
TAGS
2025
Administração
Anderson Nóbrega
Câmara Municipal de Taboão da Serra
Carlinhos do Leme
Didio Conceição
Donizete
Enfermeiro Rodney
Engenheiro Daniel
Gallo
Joice Silva
Najara Costa
Nezito
Ronaldo Onishi
Sandro Ayres
Secretaria Municipal da Mulher
Secretaria Municipal de Cultura
Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Secretaria Municipal do Turismo
Taboão da Serra
Thamires de Cássia
Wanderley Bressan
Notícias relacionadas
Embu das Artes
Perseguição policial em Embu das Artes termina com a morte de um suspeito e prisão de outro
21/10/2025
São Paulo
Pane na Linha 4-Amarela causa lentidão e transtornos em São Paulo nesta terça-feira
21/10/2025
Taboão da Serra
Acervo do jornal O Independente é doado à Unifecaf e preservará a história de Taboão da Serra
21/10/2025