Cantareira chega a 3% e bônus para economizar água começa a valer
Os municípios de Embu das Artes, Embu-Guaçu, Taboão da Serra, Cotia, Itapecerica da Serra, e Vargem Grande Paulista serão beneficiados com os novos bônus oferecidos pela Sabesp para quem economizar água. Com a ampliação, consumidores que economizarem entre 10% e 20% também passam a ganhar desconto na conta, passam a vigorar dia 01de novembro. Assim, o desconto será concedido nas contas entregues a partir de dezembro.
A medida visa amenizar o problema de falta de água que acontece no estado de São Paulo. Nesta quinta-feira, dia 23, o nível nos reservatórios do Sistema Cantareira registrou nova queda chegando a 3% da sua capacidade total de armazenamento. Há um ano, o volume armazenado era 38,1%. Como mais uma medida emergencial, a Sabesp deve passar a usar a segunda cota da reserva técnica (volume morto) que acrescentará 106 bilhões de litros ao Sistema Cantareira.
Desde fevereiro, quem reduz o consumo em 20% ou mais recebe um desconto de 30% na fatura. Pela proposta aprovada, o imóvel que tiver redução de 10% a 15% no consumo terá economia adicional de 10%; já quem baixar o gasto de água entre 15% e 20% terá uma redução na conta de 20%. O cálculo é feito em relação à média de consumo dos 12 meses que vão de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.
O balanço mais recente aponta que 49% dos clientes da Sabesp obtiveram o bônus porque reduziram em pelo menos 20% seu consumo. Outros 26% baixaram o consumo, mas sem obter a bonificação. E 25% gastaram mais água do que a média.
Bonus
Com a nova tabela de bônus criado pela Sabesp, quem tiver uma queda no consumo entre 10% e 15% terão um desconto na conta de 10%. Quem reduzir entre 15% e 20% ganham um desconto de 20%. E os consumidores que alcançarem uma redução de 20% ou mais continuam se beneficiando do desconto de 30%. O cálculo é feito em relação à média de consumo do período de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.
O bônus está em vigor nas seguintes cidades:
Região Metropolitana de SP: São Paulo, Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã, Mogi das Cruzes (bairros da divisa), Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
Região Metropolitana de Campinas e região bragantina: Bragança Paulista, Hortolândia, Itatiba, Joanópolis, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Paulínia, Pinhalzinho, Piracaia e Vargem.