EM ALTA
Home

Sistema de controle de Medicamentos é lançado em Embu das Artes

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

14/10/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A primeira plataforma para rastrear medicamentos no Brasil foi apresentada em Embu das Artes  O evento aconteceu,dia 8, na  Libbs Farmacêutica e contou com as presenças do  ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o prefeito, Chico Brito.

Desenvolvido pela Libbs, a plataforma de rastreabilidade, a primeira do setor já em operação no país, tem a finalidade de monitorar a trajetória das embalagens de um medicamento desde a sua produção no laboratório até a distribuição nas drogarias e unidades de saúde, antes de ser vendido ou entregue ao usuário.

O sistema deverá ser adotado por todos os fabricantes de medicamentos até  2016 | Paloma Bassin / PMEA

De acordo com o presidente da Libbs, Alcebíades de Mendonça Athayde, o programa é a garantia de que a pessoa estará “recebendo um produto com procedência e qualidade”.

A nova norma foi estabelecida no dia 6 de agosto deste ano, e foi dividida em dois blocos, nomeados 1 e 2, e dispõe sobre aspectos referentes a operacionalização do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), fazendo uma ligação entre os detentores de registro de medicamentos e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A identificação ocorre por meio de um código de barra, que funciona como uma espécie de RG, armazenando informações do produto como lote, validade, número de série e número de registro na Anvisa, que reunidas, recebem o nome de “Identificador Único de Medicamento” (IUM).

Chioro falou sobre o programa. “Parabéns pela demonstração prática. Além da eficiência, é mais um elemento de segurança e confiabilidade, pois o usuário terá a certeza de ter recebido um medicamento seguro, acompanhado em toda cadeia produtiva”.

A partir do sistema de rastreabilidade, que deverá ser adotado por todos os fabricantes de medicamentos até o 2016, a Anvisa poderá conhecer todos os locais, onde os medicamentos estão sendo levados e entregues.
Com informações da assessoria de comunicação da PMEA.

Notícias relacionadas