EM ALTA
Home

Consumo de água na Grande SP registrou queda em setembro

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

12/10/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Nely Rossany

No mês de setembro, 75% reduziram o consumo de água na Grande São Paulo, segundo dados da Sabesp (Companhia de Abastecimento do Estado de São Paulo). Desses, 49% alcançaram a redução acima de 20% e ganharam desconto na conta.

Em compensação, cerca de 25% dos consumidores da região aumentaram o consumo de água no mês passado. A maioria desses consumidores é abastecida pelo Sistema Cantareira, que esta semana, chegou a 5% de sua capacidade total.

Dentro das represas que compõem o Sistema Cantareira, a que opera com a menor quantidade é Alto Cotia, que tem 5,292 bilhões de litros, 33,7% do total de 16 bilhões. Entretanto, ele também é o que abastece a menor população: 410 mil pessoas em Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Cotia e Vargem Grande.

Os seis sistemas, segundo a Sabesp, abastecem 19,01 milhões de pessoas em 29 cidades do estado, a maioria na Grande São Paulo.

Balanço do bônus

Na área específica dos clientes atendidos pelo Sistema Cantareira, 51% atingiram o bônus, outros 25% reduziram o consumo e 22% aumentaram o gasto de água em agosto. Assim como vem ocorrendo em praticamente todo o ano, o mês de setembro de 2014 registrou temperatura acima da média histórica, segundo a Sabesp.

Entre as medidas que a Companhia destaca para a economia de àgua estão:
– Tome banhos curtos e feche o registro ao passar sabonete e xampu;
– Não lave a calçada com mangueira. Use a vassoura para limpar o local;
– Não lave o carro com a mangueira; use um balde;
– Antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja, sem usar água; deixe a torneira fechada ao ensaboar;
– Acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima. Faça o mesmo com a louça;
– Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
– Muita atenção com vazamentos dentro do imóvel; corrija-os o mais rápido possível.

Notícias relacionadas