Incêndio de grande proporção atinge mata na região central de Taboão da Serra
3 min de leitura
Com informações da Agência Brasil
Uma das poucas áreas verdes preservadas de Taboão da Serra pegou fogo na noite desta sexta-feira, dia 13, na região central da cidade. O fogo começou próximo ao morro do Cristo e se alastrou até a altura da rua Senador Felinto Muller, no Pq. Santos Dumont.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Taboão da Serra conseguiram conter o fogo depois de duas horas de trabalho. “Agora que a gente tá fazendo somente o rescaldo aí do que sobrou desse incêndio, que foi um incêndio um pouco acima da média”, disse Carlos Hueb, coordenador da Defesa Civil.
Segundo ele, o fogo não atingiu nenhuma residência e não houve vítimas. “Conseguimos controlar, a Defesa Civil junto com o pessoal do Corpo de Bombeiros e graças a Deus não teve nenhuma ocorrência de vítima e somente a mata que se degradou um pouco”, afirmou Hueb ao Portal O Taboanense.
Especialistas têm apontado que os ecossistemas ficam mais vulneráveis a incêndios em momentos de seca, como a que o país está enfrentando. Esse cenário pode estar sendo influenciado por diferentes fatores, como o aquecimento global impulsionado pela ação humana e pelos efeitos do fenômeno climático El Niño, seguido da La Niña.
Mas, apesar do clima seco deixar áreas de mata mais suscetíveis a queimadas, a origem delas está na maioria das vezes relacionada com o comportamento humano.
Na quinta-feira, dia 12, um incêndio de grandes proporções atingiu Itapecerica da Serra, no fim da tarde desta quinta-feira (12/9). O fogo aconteceu em uma estação de bombeamento e reservatório da Sabesp, em Santa Mônica, próximo a um hospital.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram até o local, mas detalhes ainda não foram divulgados. As chamas foram vistas desde Taboão da Serra.
A Sabesp informou que o incêndio começou por volta das 17h nas proximidades do reservatório Campestre R2, responsável pelo abastecimento das regiões de Itapecerica Campestre e Centro, em Itapecerica da Serra.
A Companhia acionou a Enel para a suspensão da energia elétrica e está colaborando com o Corpo de Bombeiros no local. Em decorrência do incidente, poderá haver intermitências no fornecimento de água na região até que a situação esteja normalizada.
Alívio
Os próximos dias serão de chuvas na região sul se deslocando para áreas de São Paulo e do extremo sul da Região Centro-Oeste. A área central do país, no entanto, permanecerá apresentando altas temperaturas e clima bastante seco, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“Duas regiões apresentarão mudanças nos próximos dias: o Sul e em áreas do Sudeste. No Sul, serão observadas áreas de instabilidade relacionada ao ar quente e úmido com origem na Argentina e no Paraguai. Em um primeiro momento, essa nova formação afetará o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, intensificando chuvas à noite”, explicou à Agência Brasil o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves.
Na sequência, essa nova frente fria ficará mais intensa e se estenderá ao Paraná e ao sul de Mato Grosso do Sul. “Em Santa Catarina, esse aumento de intensidade ocorrerá a partir de sábado (14), e no domingo (15) ele afetará o sul do Paraná e do Mato Grosso do Sul”, acrescentou o meteorologista.
TAGS
Notícias relacionadas
Taboão da Serra
Acervo do jornal O Independente é doado à Unifecaf e preservará a história de Taboão da Serra
21/10/2025
Taboão da Serra
Festa do Dia das Crianças reúne centenas de famílias no Marabá em evento promovido pelo vereador Celso Gallo
21/10/2025